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Foram encontradas 33 questões.
Analise o cartaz a seguir.

O cartaz mostra um protesto contra o bullying.
Sobre os termos e as imagens do cartaz, assinale a afirmativa correta.
  • A: A forma de imperativo no cartaz (diga) representa uma ordem.
  • B: Os termos do cartaz se dirigem aos estudantes que sofreram bullying. no passado.
  • C: A imagem central mostra alguém tendo seus livros e cadernos jogados fora por aqueles que fazem bullying..
  • D: A imagem do cartaz prega a não violência contra os que fazem bullying..
  • E: O cartaz divulga a ideia de que é necessária punição mais severa para os praticantes de bullying..

Observe o fragmento abaixo, que serve de introdução a um texto:

A fórmula da estabilidade política da democracia da Europa está na polarização equilibrada entre duas forças políticas: os socialdemocratas e os liberais.

Essa introdução apresenta o seguinte o esquema estrutural:
  • A: uma declaração inicial neutra.
  • B: uma narrativa de suspense.
  • C: uma divisão de elementos.
  • D: uma alusão histórica.
  • E: uma definição etimológica.

Observe a interrogação inicial de um texto:

Existe alguma forma de reduzirem-se os prejuízos causados pelas queimadas no Norte do Brasil? O único caminho viável é o da educação ambiental, que pode ser lento e demorado, não os evitando de imediato.

Sobre essa interrogação no texto, é correto afirmar que
  • A: Sobre essa interrogação no texto, é correto afirmar que
  • B: indica uma resposta apoiada em autoridades do assunto.
  • C: mostra uma resposta implícita, inferida do texto.
  • D: aponta uma resposta direta.
  • E: não apresenta qualquer resposta possível.

As marcas mais visíveis da textualidade são a coesão, a coerência e a intertextualidade.

Entre as frases a seguir, assinale aquela que não mostra coerência.
  • A: O amor se parece com a sede: um pouco de comida o sustenta.
  • B: O amor se parece com a sede: um pouco de comida o sustenta.
  • C: Posso bem perdoar, mas esquecer é outra coisa.
  • D: Ninguém escreve em seu caderno de notas os favores recebidos de outrem.
  • E: Ninguém escreve em seu caderno de notas os favores recebidos de outrem.

Assinale a frase em que os dois termos sublinhados estão em adequada correspondência.
  • A: É falta de educação ouvir à porta e o prudente envergonha-se de o fazer.
  • B: A cortesia é para a natureza humana aquilo que o calor é para a cera.
  • C: Chato é alguém que quando lhe perguntam como vai, o explica.
  • D: A cortesia é uma coisa excelente, porém com ela não se pagam as contas.
  • E: Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água.

Assinale a frase que foi construída com base em outra frase bastante conhecida, ou seja, com marcas de intertextualidade.
  • A: Bem-aventurado aquele que nada espera, porque nunca sofrerá desengano.
  • B: Um homem sem paciência é uma lâmpada sem óleo.
  • C: O mal da igualdade é que só a queremos em relação a nossos superiores.
  • D: Metas são sonhos com prazos definidos.
  • E: Um perigo previsto está metade evitado.

Assinale a frase que mostra a presença da função metalinguística de linguagem.
  • A: Uma tarefa fácil se torna difícil quando você a realiza com má vontade.
  • B: É mais fácil levantar castelos no ar do que sobre a terra.
  • C: Os ideais são como as estrelas: estão fora de nosso alcance.
  • D: Inocente como uma mosca que aceita convite de aranha.
  • E: Quanto mais impertinente, maior prazer me dá.

Observe a descrição a seguir.

Tiradentes é uma cidade pequena e em sua parte mais antiga é calçada com pedras irregulares. As ruas são estreitas e tortuosas, as casas bem juntinhas e com amplos quintais. A praça central tem charme especial, com suas casas centenárias.

O processo descritivo empregado no texto é
  • A: do alto para baixo.
  • B: de longe para perto.
  • C: de fora para dentro.
  • D: do geral para o particular.
  • E: de cima para baixo.

As frases a seguir mostram uma locução adjetiva sublinhada e um adjetivo que a substitui.
Assinale a frase em que o adjetivo substituto está adequado.
  • A: As atitudes das mulheres são firmes / fêmeas.
  • B: O quadro mostra partes pintadas de branco / branqueadas.
  • C: O fim do ano está por um fio / iminente.
  • D: O secretário está com uma roupa fora de moda / disforme.
  • E: A menina mostrava-se de bons modos / modelar.

Observe as frases a seguir.

1. Comprei um casaco de veludo em São Paulo.
2. O preço do casaco foi alto.

Se juntarmos as duas frases com o auxílio de um pronome relativo, a forma adequada será:
  • A: Comprei um casaco de veludo em São Paulo cujo preço foi alto.
  • B: Foi alto o preço do casaco de veludo comprado em São Paulo.
  • C: Comprei, em São Paulo, um casaco de veludo em que o preço foi alto.
  • D: Em São Paulo, comprei por um preço alto, um casaco de veludo.
  • E: Comprei um casaco de veludo em São Paulo por um preço baixo.

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