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Entre os textos a seguir, assinale aquele que pertence ao gênero narrativo.
  • A: Nunca a questão do olhar esteve tão no centro do debate da cultura e das sociedades contemporâneas. Um mundo onde tudo é produzido para ser visto coloca necessariamente o ver como problema.
  • B: Manifestações públicas constituem um dos aspectos essenciais da vida democrática. Um regime político que é incapaz de tolerar a livre manifestação da população não pode ser considerado democrático.
  • C: A reunião do gabinete foi marcada para as sete horas da manhã, mas um pequeno atraso do presidente provocou a transferência da discussão sobre a redução dos impostos para amanhã.
  • D: O trabalho de arte é um processo. Resulta de uma vida. Em 1501, Michelangelo volta de viagem a Florença e concentra seu trabalho artístico em um grande bloco de mármore abandonado. Assim se faz arte.
  • E: Solidariedade não faz bem apenas para quem recebe ajuda, mas também para quem a pratica.

Assinale a frase que se enquadra entre os textos injuntivos.
  • A: Muitas pessoas são dotadas de razão, poucas de bom senso.
  • B: Com a razão tudo se prova e tudo se impugna.
  • C: Nós estamos sempre com a razão, o destino está sempre errado.
  • D: A razão do melhor é sempre a mais forte.
  • E: Procuremos ter sempre razão.

Assinale a opção que apresenta o segmento que se insere entre os textos narrativos.
  • A: Levantei-me, comi, dormi: eis um dia de vida.
  • B: Se vocês têm a força, a nós nos resta o direito.
  • C: Não há maior escravidão que uma grande carreira.
  • D: Poucas vezes quem ganha o que não merece agradece o que ganha.
  • E: Quem é fiel nas coisas mínimas é fiel também no muito, e quem é iníquo no mínimo é iníquo também no muito.

Observe o seguinte texto:

“Do alto do morro, a cidade parecia pequena, mas na praça do centro o movimento era grande num meio de um grande número de lojas para turistas, onde abundavam os produtos de artesanato em madeira”.

A técnica empregada na descrição desse texto é a de
  • A: cima para baixo.
  • B: longe para perto.
  • C: parte para o todo.
  • D: baixo para cima.
  • E: perto para longe

Observe a seguinte descrição:

“Todas as formas estão diluídas. Cinco horas da manhã.

A carroça do padeiro passa estrondando, fazendo tremer a quietude da cidade afundada, mas um instante depois o seu vulto e o seu ruído se dissolvem na cerração. O silêncio torna a cair”.

Em relação a essa descrição, assinale a afirmativa correta.
  • A: O tema-núcleo dessa descrição é a carroça do padeiro.
  • B: A descrição se apoia no sentido físico da visão.
  • C: A descrição é feita do todo para a parte.
  • D: O observador é de caráter onisciente.
  • E: Há uma mudança de estado entre o início e o fim do texto.

Os textos abaixo são descritivos de animais, objetos ou locais. Assinale o texto cuja finalidade é qualificar.
  • A: O ornitorrinco, entre todos os animais do mundo, é o mais difícil de definir.
  • B: Tiradentes é uma pequena cidade turística, localizada no estado de Minas Gerais.
  • C: A praia de Copacabana é a “princesinha do mar” e continua atraente para turistas nacionais e estrangeiros.
  • D: Um lápis é um pequeno tubo de madeira em que se insere grafite de várias espécies e cores.
  • E: Os óculos são formados por um duas lentes inseridas numa armação, com duas hastes laterais.



Observe o seguinte fragmento de texto narrativo:

“A porta da loja se abriu e Marieta viu as duas mulheres entrarem. Elas conversavam e passaram a olhar as roupas expostas nos balcões. Seus gestos lhe desagradaram. Demoraram a dirigir-se a ela e Marieta perguntou: - Posso ajudá-las em algo?”

Sobre esse fragmento textual, assinale a afirmativa correta.
  • A: O narrador se coloca externamente aos personagens, não dando qualquer indicação de seus pensamentos ou sentimentos.
  • B: A narrativa se limita a descrever os acontecimentos, sem acréscimo de comentários esclarecedores.
  • C: O trecho mostra os pensamentos dos personagens envolvidos na narrativa, de modo a mostrá-los em oposição.
  • D: A narrativa dá uma visão completa dos personagens e do universo descrito.
  • E: O narrador adota o ponto de vista de um personagem, fazendo com que os fatos narrados sejam vistos por esse personagem.

Observe a descrição a seguir.

Tiradentes é uma cidade pequena e em sua parte mais antiga é calçada com pedras irregulares. As ruas são estreitas e tortuosas, as casas bem juntinhas e com amplos quintais. A praça central tem charme especial, com suas casas centenárias.

O processo descritivo empregado no texto é
  • A: do alto para baixo.
  • B: de longe para perto.
  • C: de fora para dentro.
  • D: do geral para o particular.
  • E: de cima para baixo.

Assinale a opção que indica o fragmento textual que pertence ao modo narrativo de organização discursiva.
  • A: “A iluminação era fraca, mas, como havia luz externa, o problema era de pouca monta.”
  • B: “Alguns clientes conversavam em diversas mesas e pareciam contentes com alguma coisa.”
  • C: “O restaurante era pequeno, com muitas mesas espalhadas pelo salão, com velas sobre elas.”
  • D: “Restaurantes são lugares públicos e devem estar sempre com boa aparência para atrair os clientes.”
  • E: “Estava com fome. Dobrei a esquina, dirigi-me a um restaurante que estava aberto e sentei-me na primeira mesa.”

O senso comum é acumulado ao longo da vida de cada um de nós e acaba sendo transmitido de geração em geração. É um tipo de conhecimento não científico, formado pelas nossas impressões subjetivas sobre o mundo, fruto das nossas experiências pessoais.

Embora esse seja um tipo de conhecimento popular e prático que nos orienta no dia a dia, por não ser testado, verificado ou analisado por uma metodologia científica, permanece um alto grau de incerteza sobre a sua validade, ou seja, é um conhecimento tradicionalmente bem aceito, que pode ou não estar correto ou em consonância com a realidade. Trata-se, contudo, apenas de um mito, assim como muitos outros ensinados e perpetuados pela força da tradição e da crença, tal qual afirma Tolstói em sua obra Uma confissão: “Sei que a maior parte dos homens raramente são capazes de aceitar as verdades mais simples e óbvias se essas os obrigarem a admitir a falsidade das conclusões que eles, orgulhosamente, ensinaram aos outros, e que teceram, fio por fio, trançando-as no tecido da própria vida.”.

É claro que a maioria das pessoas reconhece também que a ciência é importante e necessária, mas, ainda assim, temos dificuldade em abrir mão das nossas crenças e do nosso senso comum, mesmo quando necessário. Tendemos a nos manter fiéis àquilo que “testemunhamos com nossos próprios olhos”.

Confiar nos “nossos olhos” — na nossa percepção pessoal — é um processo natural e compreensível, uma vez que essa é a ferramenta com que somos equipados “de fábrica” e que nos ajudou a sobreviver até aqui ao longo da nossa evolução.


André Demambre Bacchi. Afinal, o que é ciência: ... E o que não é? São Paulo: Editora Contexto, 2024, p. 10-11 (com adaptações).
Julgue o item subsequente, referentes às características textuais e aos aspectos linguísticos do texto precedente, bem como às ideias nele veiculadas.

O primeiro parágrafo do texto é predominantemente expositivo, no que se refere à tipologia textual.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

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