18/09/2025 14:35 - DECIO TERROR FILHO
A alternativa (A) está errada, pois o imperativo afirmativo “Diga”, neste contexto, transmite um pedido, não uma ordem. O cartaz é empregado para motivar as pessoas a não fazerem bullying, não determinam ações, há pedido.
A alternativa (B) é a correta, pois se entende da frase “Ajude a combater hoje o que você não conseguiu, sozinho, evitar no passado” que o cartaz é direcionado para quem já sofreu bullying no passado e não quer que mais nenhum estudante passe por isso. Além disso, a imagem de um jovem empurrando outro, fazendo cair os materiais didáticos, delimitam que se refere ao ambiente escolar.
A alternativa (C) está errada, pois a imagem central mostra alguém tendo seus livros derrubados de suas mãos por aqueles que fazem bullying. A imagem não mostra alguém jogando os livros e cadernos fora. Jogar fora dá ideia de que os materiais teriam sido jogados no lixo ou em lugar inacessível para a sua recuperação posterior.
A alternativa (D) está errada, pois não há imagem ou frase que preguem a não violência contra os que fazem bullying. Na realidade, as frases do cartaz pregam a não violência, é contra o bullying.
A alternativa (E) está errada, pois o cartaz não faz menção sobre a necessidade de punição mais severa para os praticantes de bullying. Simplesmente prega a não violência, é contra o bullying.

Gabarito: B