Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
[A voz da natureza]

A natureza diz a todos os homens: fiz todos vós fracos e ignorantes, para vegetarem alguns minutos na terra e para adubarem na com vossos cadáveres. Como sois fracos, socorrei-vos; como sois ignorantes, esclarecei-vos e tolerai-vos. Quando tiverdes todos a mesma opinião, o que certamente não acontecerá jamais, quando houver um único homem de opinião contrária, deveríeis perdoá-lo: afinal sou eu que o faço pensar como ele pensa.

Eu vos dei braços para cultivar a terra e uma pequena luz de razão para vos conduzir; coloquei em vossos corações um germe de compaixão para que uns ajudem os outros a suportar a vida. Não abafeis esse germe, não o corrompais, aprendei que ele é divino, e não substituais a voz da natureza pelos miseráveis furores da escola.

Sou apenas eu que ainda vos une, sem que o desconfieis, por vossas necessidades mútuas, mesmo em vossas guerras cruéis tão ligeiramente empreendidas, teatro eterno dos erros, dos acasos e das infelicidades. Sou apenas eu que, em uma nação, impede as sequências funestas da divisão interminável entre a nobreza e a magistratura, entre esses dois corpos e o do clero, entre o burguês e o cultivador. (...) Parai, afastai esses destroços funestos que são vossa obra e continuai comigo em paz no edifício inabalável que é o meu.

(Adaptado de: VOLTAIRE, op. cit. Trad. Ana Luiza Reis Bedê. São Paulo: Martin Claret, 2017, p. 98-99)

Ao falar aos homens, a natureza adverte, fundamentalmente, que cabe a eles
  • A: obedecer aos ditames dela, para que ela não continue a castigá-los fazendo deles objetos de sua fúria irracional.
  • B: acatar o poder que, emanando dela, propicia a todos as ferramentas com que poderão superar as mais funestas divergências.
  • C: resistir ao materialismo humano, que converte os infiéis em cultores da inveja que leva às guerras e à desagregação social.
  • D: renunciar aos interesses mundanos, para que não se perpetue a heresia de se julgarem mais sábios que a providência divina.
  • E: explorar as controvérsias que lhes são naturais para que, por meio delas, cheguem a uma divisão mais equilibrada entre fortes e fracos.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.