Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
Texto CG2A1-I

O trabalho é considerado algo central na vida dos sujeitos, ainda mais com o crescimento da expectativa de vida, sendo um mediador dos ciclos da existência dos trabalhadores. E algo que é considerado de extrema importância nesse contexto é o processo de aposentadoria. Nos últimos anos, a aposentadoria tornou-se um tema de grande relevância no estudo do planejamento de carreira.

Do ponto de vista etimológico, a palavra “aposentadoria” carrega em si uma dualidade de significados inerentes a esse fenômeno. Enquanto, por um lado, a aposentadoria remete à alegria e à liberdade, por outro, ela está associada à ideia de retirar-se aos seus aposentos, ao espaço de não trabalho, podendo ser frequentemente associada ao abandono, à inatividade e à finitude.

Desse modo, a aposentadoria pode ser interpretada de duas formas: a positiva e a negativa. A interpretação positiva, que, de forma geral, se relaciona à noção de uma conquista ou de uma recompensa do trabalhador, destaca a aposentadoria como uma liberdade de o indivíduo gerenciar sua própria vida, de maneira a moldar sua rotina como preferir, investindo mais em atividades pessoais, sociais e familiares. A interpretação negativa, por sua vez, está vinculada a problemas financeiros, perda de status social, perda de amigos, sensação de inutilidade ou desocupação, entre outras situações. Além disso, com a expectativa negativa em relação à aposentadoria, surgem sentimentos de ansiedade, incertezas e inquietações sobre o futuro.

Aniéli Pires. Aposentadoria, suas perspectivas e as repercussões da pandemia. In: Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, n.º 000223, 2022.

Internet: (com adaptações).

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto CG2A1-I, assinale a opção correta.
  • A: A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados caso a expressão “inerentes a” (primeiro período do segundo parágrafo) fosse substituído por inerentes à.
  • B: O emprego do acento nos vocábulos “etimológico” e “fenômeno” (primeiro período do segundo parágrafo) justifica-se pela mesma regra de acentuação gráfica.
  • C: A supressão da vírgula logo após “aposentos” (segundo período do segundo parágrafo) manteria a coesão e a correção gramatical do texto, uma vez que, no contexto dado, seu emprego é facultativo.
  • D: A substituição da palavra “dualidade” (primeiro período do segundo parágrafo) por ambiguidade manteria a coesão e o sentido original do texto.
  • E: O pronome “si” (primeiro período do segundo parágrafo) remete ao termo “dualidade”, no mesmo período.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.