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Texto CG2A1-II

Pergunte a qualquer professor ou professora de jornalismo qual é a frase mais citada pelos estudantes no primeiro dia de aula do primeiro ano do curso. Quando questionados sobre o motivo de escolher a carreira jornalística, nove entre dez alunos costumam responder que optaram por essa profissão pelo desejo de mudar o mundo, de fazer diferença na sociedade. Uma aspiração louvável, especialmente porque o jornalismo tem uma relação intrínseca com a promoção da cidadania, da democracia e do direito à informação.

Exercer esse ofício por meio do jornalismo comunitário é uma boa maneira de conquistar o objetivo de mudar, se não o mundo, pelo menos um recorte da sociedade que costuma ficar à margem de serviços públicos de qualidade, de segurança e também de informação.

Vale lembrar que o papel do jornalista é o de tornar público o que é de interesse da população — de toda ela, e não apenas de uma parcela da sociedade que consome produtos jornalísticos da mídia tradicional. Por isso, convém ao jornalista comunitário ter senso crítico e responsabilidade social, mantendo-se próximo à comunidade na qual trabalha, conhecendo suas necessidades e valorizando seus saberes e sua cultura.

Alexandra Gonsalez. Jornalismo comunitário. São Paulo: Editora Contexto, 2022, p. 9-10 (com adaptações).


De acordo com as ideias veiculadas no texto CG2A1-II, o jornalismo comunitário
  • A: atua próximo à comunidade, promovendo nela o senso crítico e a responsabilidade social.
  • B: torna públicas aquelas informações que são do interesse de todos os setores da sociedade.
  • C: garante a cidadania, a democracia e o direito à informação a toda a sociedade, o que gera igualdade.
  • D: contribui positivamente para a conquista do objetivo de mudança na sociedade, como um todo ou em parte.
  • E: é a primeira aspiração de grande parte dos estudantes que ingressam no curso de jornalismo.

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