Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.






Sobre a possibilidade de se estabelecerem relações entre textos – intertextualidades – considere a seguinte afirmação:

Toda leitura é necessariamente intertextual, pois, ao ler, estabelecemos associações desse texto do momento com outros já lidos. /.../ Os textos, por isso, são lidos de diversas maneiras, num processo de produção de sentido que depende do repertório de cada leitor em seu momento de leitura.

(PAULINO, Graça et alli. Intertextualidades: teoria e prática. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995, p. 54.)
Considerando a afirmação anterior, bem como a possibilidade de relacionar entre si os textos que você leu nesta prova, assinale a alternativa correta.

 
  • A: Pode-se afirmar que o 4º parágrafo do texto III (l. 10 a 12) realiza uma intertextualidade com o conteúdo do texto II, ao sintetizar as antíteses que marcam a carreira do jogador de futebol.
  • B: A expressão “glória precária de um dia”, (l. 12, texto III) só pode ter seu sentido depreendido pelo leitor após a leitura do trecho “Mas o ídolo é ídolo apenas por um momento”, (l. 28, texto II).
  • C: Pelas características do texto “Sermão da Planície”, pode-se inferir que ele permite ao leitor estabelecer uma associação com o texto bíblico “Sermão da montanha”, denominada paráfrase.
  • D: O subtítulo do texto III – “Para não ser escutado” – assim como o título do texto I – O silêncio incomoda – revelam uma mesma intenção dos autores: alertar os leitores sobre os exageros dos torcedores nas partidas de futebol.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.