Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.


Leia o trecho da entrevista da professora Magda Soares à Pesquisa Fapesp para responder a questão abaixo.









    O sociólogo Pierre Bourdieu foi meu grande guru. Ele mostrou como a linguagem é usada como instrumento de poder na sociedade. Portanto, é importante dar às pessoas esse instrumento. As camadas populares têm que lutar muito contra a discriminação e a injustiça, e a linguagem é um instrumento fundamental. Alfabetização e letramento têm esse objetivo: dar às pessoas o domínio da língua como instrumento de inserção na sociedade e de luta por direitos fundamentais. Em relação à língua escrita, a criança tem que aprender duas coisas. Uma é o sistema de representação, que é o sistema alfabético. Esse é um processo que trabalha determinadas operações cognitivas e tem que levar em conta as características do sistema alfabético, é saber decodificar o que está escrito, ou codificar o que deseja escrever. Mas isso deve ser feito em contexto de letramento, com textos reais, não com o clássico exemplo “Eva viu a uva”. Que Eva? Que uva? Tradicionalmente a alfabetização se resumia a codificar e decodificar, porque o foco era a criança aprender apenas o código. Mas a questão é que a criança precisa aprender o código sabendo para o que ele serve.


    A escrita é uma tecnologia como outras. É importante aprender a escrever, conhecer a relação fonema-letra, saber que se escreve de cima para baixo, da esquerda para a direita, aprender as convenções da escrita. Mas essa tecnologia, como toda tecnologia, só tem sentido para ser usada: para saber interpretar textos, fazer inferências, ler diferentes gêneros, o que significa outra coisa e exige outras habilidades e competências. Aprender o sistema de escrita é alfabetização. Aprender os usos sociais do sistema de escrita é letramento.
 

(http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado)





Quando a autora se refere ao letramento, fica claro que ele
  • A: equivale à noção de alfabetização, considerando-se que esta também dá ênfase aos usos sociais da linguagem.
  • B: se assemelha à alfabetização, porque também é uma prática de linguagem que tem foco na oralidade.
  • C: se configura como uma tecnologia que deve ser aprendida, independentemente dos usos que dela se fazem.
  • D: se distancia do conceito de alfabetização, já que as operações cognitivas não importam para o seu domínio.
  • E: se fundamenta em práticas de linguagem significativas, não se confundindo com a alfabetização.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.