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Como se pode ter a sutileza de conhecer bem as coisas, sem a sutileza de ouvir o outro? (l. 31) No texto, essa pergunta serve de justificativa para a afirmação que a antecede.

De acordo com essa justificativa, a pessoa mal-educada é ignorante porque:
  • A: não reconhece alteridades
  • B: não questiona dogmas
  • C: não defende opiniões
  • D: não aceita derrotas

No quarto parágrafo, o emprego das aspas em “pessoas de bem” (l. 19-20) revela um posicionamento do autor. Esse posicionamento pode ser descrito como:
  • A: questionar um sentido literal
  • B: valorizar uma ideia universal
  • C: destacar um uso metafórico
  • D: recusar um significado polissêmico

A referência ao filósofo Thomas Hobbes, no terceiro parágrafo, constitui o seguinte tipo de argumento:
  • A: dedutivo
  • B: silogístico
  • C: sofismático
  • D: de autoridade

Uma das ideias discutidas no texto é a de que haveria um fenômeno social crescente baseado no comportamento de cometer crimes para que não se cometam crimes. Esse fenômeno é designado no texto como:
  • A: desejo de lucro
  • B: violência preventiva
  • C: ágoras contemporâneas
  • D: ganância dos necessitados



O título do texto de Renato Janine Ribeiro foi omitido. A expressão que melhor contempla a ideia central do texto, servindo de título, é:

 
  • A: A honra valorizada
  • B: A pátria esclarecida
  • C: A reação desmedida
  • D: A intimidação grosseira

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