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Em: “A experiência funcionou assim: os voluntários foram divididos em duas categorias: os “respondedores” e os “perguntadores” .”, ao utilizar as aspas em respondedores e perguntadores , a locutora tem por objetivo
  • A: indicar o diálogo que haveria entre eles.
  • B: indicar que são palavras que foram inventadas.
  • C: ressaltar o papel de cada um no jogo.
  • D: chamar a atenção para os participantes do jogo em questão.

A alteração da pontuação modifica o sentido da frase em:
  • A: Resumindo: se aparecesse uma luz nos olhos do perguntador, significava que o cara do outro lado da cidade tinha respondido “sim” para a sua pergunta.
    Resumindo: se aparecesse uma luz nos olhos do perguntador, significava que o cara do outro lado da cidade tinha respondido, sim, para a sua pergunta.
  • B: A experiência funcionou assim: os voluntários foram divididos em duas categorias: os “respondedores” e os “perguntadores”.
    A experiência funcionou assim - os voluntários foram divididos em duas cate-gorias - os “respondedores” e os “perguntadores”.
  • C: Olhar para a da direita queria dizer “sim”. Olhar para a da esquerda era o mesmo que responder “não”.
    Olhar para a da direita queria dizer “sim”; olhar para a da esquerda era o mesmo que responder “não”.
  • D: É aí que a mágica da ciência aconteceu. As luzes tinham frequências diferentes.
    É aí que a mágica da ciência aconteceu: as luzes tinham frequências diferentes.

Em: “Assim que as pesquisas na área evoluírem, pode ser possível, por exemplo, transferir informações de um cérebro saudável para um que tenha algum tipo de problema, como o de uma pessoa com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.”, assim que pode ser substituído, sem que se perca o sentido original da frase , por
  • A: ainda que
  • B: caso
  • C: conforme
  • D: logo que

As palavras destacadas estão corretamente interpretadas entre parênteses, EXCETO em:
  • A: “A novidade é que os participantes não trocaram uma palavra sequer . Aliás, eles nem mesmo estavam na mesma sala”. (nenhuma palavra)
  • B: “Num outro laboratório, os perguntadores usavam um capacete equipado com uma bobina magnética e podiam escolher o que questionar, a partir de um banco de perguntas previamente estabelecido”. (posteriormente)
  • C: “O pessoal da Universidade de Washington deixou claro que o objetivo da coisa toda é bem mais nobre do que simplesmente sair por aí lendo o pensamento alheio ”. (de outra pessoa)
  • D: “Os respondedores usavam um capacete conectado com um eletroencefalógrafo, um instrumento que registra e grava as atividades cerebrais”. (ligado)

Em: “Assim que as pesquisas na área evoluírem, pode ser possível, por exemplo, transferir informações de um cérebro saudável para um que tenha algum tipo de problema, como o de uma pessoa com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.”, o se refere a
  • A: cérebro.
  • B: cérebro saudável.
  • C: problema.
  • D: transtorno do déficit de atenção.

Há linguagem oral em:
  • A: “A experiência funcionou assim: os voluntários foram divididos em duas categorias: os ‘respondedores’ e os ‘perguntadores’”.
  • B: “Nos EUA, esse jogo leva o nome “20 questions”, porque quem tenta adivinhar o pensamento do outro só pode fazer 20 perguntas”.
  • C: “Num outro laboratório, os perguntadores usavam um capacete equipado com uma bobina magnética e podiam escolher o que questionar, a partir de um banco de perguntas previamente estabelecido”.
  • D: “O pessoal da Universidade de Washington deixou claro que o objetivo da coisa toda é bem mais nobre do que simplesmente sair por aí lendo o pensamento alheio”.

Percebe-se a interlocução entre locutor e leitor em:
  • A: “Aí, era só eles escolherem um e aguardar as perguntas”.
  • B: “É aí que a mágica da ciência aconteceu”.
  • C: “Não é a primeira vez que tentam algo do tipo em laboratório”.
  • D: “Se o seu lado stalker já ficou animado, acalme-se”.

O propósito do texto é
  • A: aguçar a curiosidade dos leitores para a leitura de pensamentos.
  • B: apresentar o novo estudo da Universidade de Washington.
  • C: avaliar a importância da nova descoberta para as pessoas em geral.
  • D: mostrar como se comportam as pessoas que são pesquisadas.

São características do estudo feito pela Universidade de Washington, EXCETO :
  • A: O jogo leva o nome “20 questions”, porque quem tenta adivinhar o pensamento do outro só pode fazer 20 perguntas.
  • B: Os perguntadores usavam um capacete equipado com uma bobina magnética e podiam escolher o que questionar.
  • C: Os respondentes recebiam as perguntas via computador e tinham que olhar para uma das duas luzes piscantes que ficavam ao lado da sua tela.
  • D: Os voluntários foram divididos em duas categorias: os “respondedores” e os “perguntadores”.

Sobre a constituição do texto, é correto afirmar, EXCETO que
  • A: a linguagem figurada é um dos recursos utilizados ao longo do texto.
  • B: há, em alguns trechos, interação entre locutor e leitor.
  • C: no 1º parágrafo, apresenta-se o assunto que será tratado ao longo do texto.
  • D: o último parágrafo apresenta um dos objetivos da nova invenção.

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