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Em “Agora, vamos cortar essas árvores¹, transformar em celulose e papel pra imprimir o novo código florestal²!”, os termos grifados exercem as funções sintáticas de
  • A: 1 e 2 exercem função de objeto direto.
  • B: 1 e 2 exercem função de objeto indireto.
  • C: 1. Sujeito / 2. Complemento nominal.
  • D: 1. Objeto direto / 2. Objeto indireto.

Se a frase contida no balão da charge fosse mencionada em uma notícia de jornal, a forma apropriada está apresentada em qual alternativa?
  • A: Não podemos aceitar que as árvores estejam sendo cortadas para serem transformadas em celulose e papel.
  • B: Árvores cortadas, vidas ceifadas, plantas transformadas em papel para eu escrever com este pincel.
  • C: Árvores da Floresta Amazônica estão sendo cortadas para serem transformadas em celulose e papel.
  • D: Eu estava visitando a Amazônia, quando avistei muitos madeiros derrubando árvores para transformá-las em celulose e papel.

Ao analisar as linguagens verbais e não-verbais da charge do TEXTO II, é correto afirmar que
  • A: a fala do personagem apresenta uma contradição entre a sua índole e sua obrigação profissional.
  • B: a fala do personagem apresenta uma comparação entre duas situações ambientais conflitantes.
  • C: a fala do personagem apresenta crítica ao código florestal e à proteção ao meio ambiente.
  • D: a fala do personagem apresenta uma ironia na menção ao código florestal.

Analise sintaticamente os períodos a seguir:

I. “Um povo torna-se cúmplice da loucura do sistema na medida em que partilha das suas mentiras”.
II. “Os efetivamente responsáveis que se sentem culpados pelos tempos sombrios (Hannah Arendt) são poucos.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a classificação das orações destacadas.
  • A: I. Oração subordinada adverbial concessiva. II. Oração coordenada sindética explicativa.
  • B: I. Oração subordinada substantiva subjetiva. II. Oração subordinada adverbial consecutiva.
  • C: I. Oração subordinada adverbial proporcional. II. Oração subordinada adjetiva restritiva.
  • D: I. Oração subordinada adverbial comparativa. II. Oração subordinada adjetiva explicativa.

Na oração “A mídia parece servir-se dos mesmos procedimentos”, o pronome oblíquo átono encontra-se na posição
  • A: enclítica – em orações iniciadas com verbos.
  • B: enclítica – em orações reduzidas do infinitivo.
  • C: enclítica – em orações reduzidas de gerúndio.
  • D: proclítica – por apresentar palavra atrativa (pronome relativo).

A coesão é muito importante para interligar as ideias de um texto, com lógica e coerência. Para unir os dois períodos abaixo que estão separados por ponto e manter a relação de sentido entre eles, seria adequado usar uma conjunção de que tipo?
                                                          “Acreditar é mais fácil do que pensar. É difícil pensar por si mesmo”.
  • A: “Acreditar é mais fácil do que pensar, porque é difícil pensar por si mesmo”. – Coordenativa explicativa.
  • B: “Acreditar é mais fácil do que pensar, mas é difícil pensar por si mesmo”. – Coordenativa adversativa.
  • C: “Acreditar é mais fácil do que pensar, logo é difícil pensar por si mesmo”. – Coordenativa conclusiva.
  • D: “Acreditar é mais fácil do que pensar, embora seja difícil pensar por si mesmo”. – Subordinativa concessiva.



Sobre a desumanização, apresentada pelo autor Élio Gasda no TEXTO I, analise as afirmativas a seguir:

I. Desumanizar é eliminar restrições morais à crueldade, tornando comum a prática de atrocidades contra os seres.
II. Monstruosidades tornam-se fatos corriqueiros por meio da superficialidade da vítima e da descartabilidade do agente.
III. A desumanização impõe o desafio de educar para o pensamento imune aos clichês e adepto ao negacionismo científico.
IV. O ser humano que recusa a verdade e reproduz a mentira colabora para que esse processo de desumanização aconteça.
V. O ódio alimenta a desumanização que, por sua vez, influencia as atitudes empáticas que precisam ser despertadas na população.

É correto o que se afirma
  • A: apenas em I e IV.
  • B: apenas em I e III.
  • C: apenas em II e V.
  • D: apenas em II, IV e V.

Na oração “Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência”, a vírgula foi empregada corretamente, pois está
  • A: separando orações subordinadas adverbiais antepostas à oração principal.
  • B: separando a oração coordenada assindética da oração sindética adversativa.
  • C: separando elementos que exercem a mesma função sintática no período.
  • D: separando a oração principal da oração adjetiva explicativa.

Em “Sociedade desumana trata atos desumanos com banalidade”, o termo destacado exerce, na oração, função sintática de
  • A: objeto indireto.
  • B: adjunto adnominal.
  • C: complemento nominal.
  • D: adjunto adverbial de modo.

O TEXTO I, de Élio Gasda, é classificado, de acordo com suas características, como sendo
  • A: um editorial.
  • B: uma carta aberta.
  • C: um artigo de opinião.
  • D: uma crônica narrativa.

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