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Foram encontradas 35 questões.
Leia o fragmento a seguir.
No dia seguinte fui à casa vizinha, logo que pude. Capitu despedia-se de duas amigas que tinham ido visitá-la, Paula e Sancha, companheiras de colégio, aquela de quinze, esta de dezessete anos, a primeira filha de um médico, a segunda de um comerciante de objetos americanos. Estava abatida, trazia um lenço atado na cabeça; a mãe contou-me que fora excesso de leitura na véspera, antes e depois do chá, na sala e na cama, até muito depois da meia-noite, e com lamparina... — Se eu acendesse vela, mamãe zangava-se. Já estou boa. E como desatasse o lenço, a mãe disse-lhe timidamente que era melhor atá-lo, mas Capitu respondeu que não era preciso, estava boa.

Ficamos sós na sala; Capitu confirmou a narração da mãe, acrescentando que passara mal por causa do que ouvira em minha casa. Também eu lhe contei o que se dera comigo, a entrevista com minha mãe, as minhas súplicas, as lágrimas dela, e por fim as últimas respostas decisivas; dentro de dois ou três meses iria para o seminário
.”
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Livraria Garnier. Rio de Janeiro. 1ª ed. 1899.
Acerca do fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
  • A: A passagem mostra uma sequência ininterrupta de fatos, como é marca dos textos narrativos.
  • B: O texto é interrompido tanto por um fragmento descritivo como por um flash-back.
  • C: O narrador do texto é do tipo onisciente, já que informa ao leitor sobre aspectos interiores e exteriores dos personagens, além da motivação de suas ações.
  • D: Os fatos e acontecimentos presentes na narrativa são frutos da perspectiva de personagens variados.
  • E: Algumas observações do narrador têm por objeto a própria composição do texto, de cunho metalinguístico.

Os fatos narrativos mostram diferentes marcas de interesse para os leitores segundo o tipo de texto narrativo.
Assim, nas opções a seguir, foram indicados vários tipos de romances com o foco de interesse correspondente a cada um deles.
Assinale a opção em que essa correspondência está inadequada.
  • A: Romance histórico: fatos que são envolvidos num determinado momento histórico, com finalidades didáticas.
  • B: Romance policial: fato criminoso que é preciso ser solucionado por algum tipo de investigação.
  • C: Romance de aventuras: fatos de grande movimentação, cheios de peripécias, geralmente centralizados em um personagem.
  • D: Romance de ficção científica: fatos futuros com envolvimento tecnológico vistos como passados.
  • E: Romance psicológico: fatos que envolvem análises de temperamentos ou comportamentos de interesse.

Leia o seguinte fragmento.
Na terça-feira, por volta das 14:30h, um aluno de minha turma levantou a mão e perguntou:
— Como se faz para contar uma história?
O professor Leonardo não esperava por isso.
— Que história? Disse ele.
— Não sei: uma história qualquer...
— Bom, justamente, é preciso saber, porque não contamos todas as histórias do mesmo modo. Para começar, veja só: a primeira ideia que surge na cabeça pode referir-se a uma situação ou a um personagem. A história se desenvolverá diferentemente segundo o caso. De fato, na maioria das vezes, encontramos os dois ao mesmo tempo, porque é raro que um vá sem o outro. Em seguida, é preciso dar um nome aos personagens.
[....] O professor Leonardo continuou algum tempo no mesmo tom, esquivando-se de várias respostas, que ele não conhecia.

Sobre a estruturação e a composição desse pequeno fragmento narrativo, assinale a afirmativa correta.
  • A: Os diálogos representam uma interrupção da evolução cronológica da narrativa.
  • B: A pergunta do professor – Que história? – mostra o não entendimento da pergunta do aluno.
  • C: No segmento “De fato, na maioria das vezes, encontramos os dois ao mesmo tempo, porque é raro que um vá sem o outro.” há uma redundância que mostra a estratégia de ganhar tempo.
  • D: A afirmação do professor de que “não contamos todas as histórias do mesmo modo” confirma a afirmação final do texto, que fala do desconhecimento do professor.
  • E: Os colchetes com pontos em seu interior indicam ao leitor as vacilações do professor nas respostas dadas ao aluno.

Leia o segmento de texto narrativo a seguir.
O homem voltava para casa pela rua estreita e mal pavimentada, à beira de um regato poluído. A noite estava silenciosa, mas ouviu um pequeno ruído de algo que se mexia na calçada, em meio a alguns papéis. Aproximou-se devagar e viu uma cadelinha com cara de ter sido abandonada, pois aparentava não saber o que fazer. Decidiu ajudá-la e, como estava muito próximo de sua casa, apanhou um pouco da ração dos gatos e ofereceu de bom grado ao animalzinho. Foi o começo de uma vida longa, que só terminou no último mês, quando a enterrou com pompas, no quintal de sua casa, em funeral acompanhado de choro e saudades.”
Sobre os componentes textuais desse segmento narrativo, assinale a afirmativa correta.
  • A: O início do texto introduz diretamente o leitor na narrativa.
  • B: O fato que dá início ao texto narrativo é a volta do homem para casa.
  • C: O fato de fechamento da narrativa é o de oferecimento e aceitação do alimento por parte da cadelinha.
  • D: A expressão “Foi o começo de uma vida longa” sintetiza um grande número de fatos narrativos.
  • E: A expressão “no último mês” data de forma precisa a ocorrência do fato narrado.

Leia o texto a seguir.
O deputado acordou cedo, pois aquele era um dia importante para ele, visto ser o autor do projeto que ia ser apreciado por uma comissão. Ao chegar à Câmara dirigiu-se imediatamente a seu gabinete e, com a ajuda de auxiliares, passou a comunicar-se com alguns membros da comissão a fim de alertá-los para a importância do projeto. Chegada a hora, dirigiu-se ao local onde ocorreria a discussão e ficou satisfeito ao ver que estavam presentes muitos deputados aliados.
Sobre a estruturação narrativa desse pequeno texto, assinale a afirmativa correta.
  • A: O texto é introduzido por um segmento de tipo argumentativo, que leva às ações seguintes.
  • B: As ações são narradas com lentidão a fim de criar-se certo suspense e atrair a atenção do leitor.
  • C: Os fatos narrativos são interrompidos duas vezes por segmentos descritivos.
  • D: A ligação temporal entre os períodos é realizada prioritariamente por conectores temporais.
  • E: O fato principal da narrativa não chega a uma conclusão, ainda que haja prenúncios positivos.

Leia o texto argumentativo a seguir.

A Educação Física

Sempre fui inimigo do que hoje chamamos, com expressão tão ambiciosa quanto absurda, educação física. Não se deve educar fisicamente a ninguém, e quem diz isso é um professor de ginástica. Para criar hábitos saudáveis, que nos acompanhem toda a vida, não há pior caminho que o da ginástica e dos esportes, que são exercícios automatizados, em certo sentido abstratos, desintegrados, tanto da vida animal quanto da humana. Mesmo supondo que esses exercícios sejam saudáveis – e é demais supor – nunca nos hão de trazer grande proveito, porque não é fácil que nos acompanhem, salvo em alguns anos de nossa efêmera existência. Se conseguíssemos, ao contrário, despertar na criança o amor à Natureza, por deleitar-se em contemplá-la, ou por despertar a curiosidade por ela, capazes de atravessar serras em dias de inverno, seja pelo desejo de recrearse no espetáculo dos pinheiros e dos montes, seja pelo afã científico de estudar a estrutura e a composição das pedras ou de encontrar uma nova espécie de lagartixas. Todo esporte, ao contrário, é trabalho estéril, quando não atividade estúpida.
MACHADO, A. Psicologia do Esporte. Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 2006.
Em relação à estrutura argumentativa desse texto, assinale a afirmativa correta.
  • A: A tese do texto pode ser explicitada pela frase “A Educação Física é desaconselhável”.
  • B: Um dos argumentos é o de que os exercícios físicos são distantes da Natureza.
  • C: Outro argumento empregado no texto diz que boas condições físicas são obtidas com passeios pelo campo.
  • D: O último argumento do texto indica que a pesquisa científica é atividade mais útil do que a prática de esportes.
  • E: A conclusão do texto indica que a prática de exercícios físicos é estúpida, pois é mecanizada e só é seguida por pessoas de menor valor cultural.

Sobre o tema “Televisão: positiva ou negativa?” foram feitas as cinco afirmativas a seguir. O aspecto argumentativo que está inadequadamente destacado em uma delas, é:
  • A: “Como dizia Stanislaw Ponte-Preta, a televisão emburrece!” / citação que envolve autoridade de alguém.
  • B: “A televisão produz violência, como a que acaba de ser cometida pelo pai de família que matou sua família.” / citação de um exemplo.
  • C: “Cerca de 80% dos entrevistados pela pesquisa afirmaram que desde a chegada da televisão em suas casas, as conversas entre as pessoas da família diminuíram muito.” / estatística tendenciosa.
  • D: “Todos os problemas causados pela televisão terminam, se a desligamos.” / simplificação exagerada.
  • E: “Se, como afirmam todos, a televisão incentiva a violência, é melhor que não a compremos.” / dedução.

Leia o fragmento textual a seguir, retirado de um livro teórico sobre argumentação.
Do ponto de vista político, não é inútil destacar que a argumentação se desenvolveu nos países que garantem e valorizam a autonomia do indivíduo. Mas, apesar de o nascimento e o desenvolvimento da argumentação fazerem supor o respeito à liberdade das pessoas, essa atividade procura de fato negar essa liberdade já que sua finalidade é impor concepções de um emissor a um destinatário”.
Esse pensamento sobre a argumentação mostra
  • A: um paradoxo.
  • B: uma comparação.
  • C: uma oposição.
  • D: uma dúvida.
  • E: uma explicação

Nas opções a seguir há uma série de argumentos de caráter político.
O problema na argumentação utilizada que está corretamente indicado, é:
  • A: Esses projetos governamentais são inócuos, pois o ministro que os patrocina é um candidato derrotado à cadeira de deputado estadual. / ataque pessoal e não específico.
  • B: Os membros da comissão se alimentaram em plenário e passaram mal após a refeição; certamente havia algo estragado. / falsa relação de causa e efeito.
  • C: Ou todos os relatores de comissões são mal escolhidos ou o processo de sua escolha deve ser repensado. / generalização excessiva.
  • D: Como os governos estaduais não conseguem ampliar a rede escolar, nada mais justo que entregar essa responsabilidade ao governo federal. / ‘ou um ou outro’.
  • E: Como os governos estaduais não conseguem ampliar a rede escolar, nada mais justo que entregar essa responsabilidade ao governo federal. / ‘ou um ou outro’.

Observe os elementos de coesão no texto a seguir, primeiro parágrafo do conto A Cartomante, de Machado de Assis.
Hamlet observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante; a diferença é que o fazia por outras palavras.
Assinale a opção que indica a explicação que faz uma observação apropriada sobre algum termo de coesão sublinhado no texto.
  • A: a mesma explicação / coesão referencial por meio de sinônimo.
  • B: que / coesão referencial por meio da utilização da repetição de um termo.
  • C: quando / coesão referencial pela substituição de um termo anterior por conjunção temporal.
  • D: este/dela / coesão referencial pela substituição de termos por pronomes demonstrativos empregados corretamente.
  • E: fazia / coesão referencial por meio de reiteração de termos idênticos.

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