Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
Leia o fragmento a seguir.
No dia seguinte fui à casa vizinha, logo que pude. Capitu despedia-se de duas amigas que tinham ido visitá-la, Paula e Sancha, companheiras de colégio, aquela de quinze, esta de dezessete anos, a primeira filha de um médico, a segunda de um comerciante de objetos americanos. Estava abatida, trazia um lenço atado na cabeça; a mãe contou-me que fora excesso de leitura na véspera, antes e depois do chá, na sala e na cama, até muito depois da meia-noite, e com lamparina... — Se eu acendesse vela, mamãe zangava-se. Já estou boa. E como desatasse o lenço, a mãe disse-lhe timidamente que era melhor atá-lo, mas Capitu respondeu que não era preciso, estava boa.

Ficamos sós na sala; Capitu confirmou a narração da mãe, acrescentando que passara mal por causa do que ouvira em minha casa. Também eu lhe contei o que se dera comigo, a entrevista com minha mãe, as minhas súplicas, as lágrimas dela, e por fim as últimas respostas decisivas; dentro de dois ou três meses iria para o seminário
.”
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Livraria Garnier. Rio de Janeiro. 1ª ed. 1899.
Acerca do fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
  • A: A passagem mostra uma sequência ininterrupta de fatos, como é marca dos textos narrativos.
  • B: O texto é interrompido tanto por um fragmento descritivo como por um flash-back.
  • C: O narrador do texto é do tipo onisciente, já que informa ao leitor sobre aspectos interiores e exteriores dos personagens, além da motivação de suas ações.
  • D: Os fatos e acontecimentos presentes na narrativa são frutos da perspectiva de personagens variados.
  • E: Algumas observações do narrador têm por objeto a própria composição do texto, de cunho metalinguístico.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.