Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 2 questões.
Fragmento do texto: Hoje, finalmente, é possível fazer um balanço dessa política, e a conclusão é inequívoca: do ponto de vista acadêmico, as cotas estão cumprindo seu papel. Além disso, todos aqueles mitos – segundo os quais as cotas derrubariam a qualidade do ensino universitário, estimulariam a evasão, acirrariam conflitos raciais – acabaram mostrando-se apenas isso: mitos. É um feito a comemorar num Brasil tão carente de notícias positivas.

No trecho –... segundo os quais as cotas derrubariam a qualidade do ensino universitário, estimulariam a evasão... –, os verbos em destaque exprimem

ideia de
  • A: situação com grandes chances de comprometer o ensino universitário, em razão da implementação das cotas.
  • B: fato que poderá acontecer com o ensino universitário brevemente, caso seja mantida a política de cotas.
  • C: algo que efetivamente aconteceu no ensino universitário, tão logo se implementou a política das cotas.
  • D: situação que poderia levar à supressão das cotas, caso se concretizassem prejuízos ao ensino universitário.
  • E: probabilidade de se vencerem as dificuldades no acesso ao ensino superior, ainda pouco garantido com as cotas.

Observe as passagens:
• ... a pintora paulista Tarsila do Amaral, um dos expoentes do modernismo nacional, concluiu sua tela Operários... (1º parágrafo);
• ... com o objetivo de abrir as portas das universidades públicas a negros, pardos, índios e pobres... (2º parágrafo);
• As cotas, raciais ou sociais, são portanto um atalho... (4º parágrafo);
• O desejável, mesmo, é que elas sejam temporárias... (4º parágrafo).
Nas passagens transcritas, emprega-se a vírgula, correta e respectivamente, para:
  • A: separar aposto explicativo; indicar uma enumeração; expandir uma informação; dar ênfase ao advérbio.
  • B: separar vocativo; indicar uma enumeração; fazer uma correção; separar advérbio deslocado.
  • C: separar um comentário; separar termos coordenados; separar termos em ordem inversa; separar o sujeito do predicado.
  • D: separar aposto explicativo; marcar uma gradação; separar aposto explicativo; separar advérbio deslocado.
  • E: separar um comentário; separar termos coordenados; separar vocativo; dar ênfase a pronome deslocado.

Exibindo de 1 até 2 de 2 questões.