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Ao abordar o cenário da educação no Brasil, a autora desse texto tem por objetivo
  • A: apresentar um relato.
  • B: manifestar uma opinião.
  • C: denunciar um problema.
  • D: informar sobre um fato recente.
  • E: criticar dados de uma pesquisa.

O fragmento “Os avanços precisam ser celebrados, mas
um foco para combater desigualdades será imprescindível para que todos os estudantes possam vivenciar uma
trajetória educacional regular” (parágrafo 8) revela um
sentimento de
  • A: aflição
  • B: euforia
  • C: hesitação
  • D: tolerância
  • E: esperança

O fragmento que evidencia claramente o caráter não igualitário da educação no Brasil é:
  • A: “São muitas as possíveis barreiras que atrapalham a entrada e a permanência na escola”. (parágrafo 3)
  • B: “No cenário ideal, estabelecido pela Constituição, todas as crianças de 4 anos já deveriam ter acesso à pré-escola”. (parágrafo 3)
  • C: “Os dados do Censo Escolar 2023, divulgados no último dia 22 pelo Ministério da Educação e Inep, órgão responsável pela pesquisa, desenham o cenário atual da trajetória educacional dos estudantes no Brasil.” (parágrafo 4)
  • D: “Quão próximos estamos do cenário ideal?” (parágrafo 4)
  • E: “a distorção idade-série é duas vezes maior entre estudantes pretos e pardos em relação a estudantes brancos.” (parágrafo 7)

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a clareza, a objetividade, a concisão e a impessoalidade são alguns atributos dos textos oficiais.

A frase que atende plenamente a esses atributos é:
  • A: A nação que cuida de suas crianças investe em seu futuro.
  • B: Deveriam finalizar o ensino médio com até 17 anos todos os estudantes
  • C: O investimento na melhoria da escola pública tem aumentado nos últimos anos.
  • D: O resultado do último Censo educacional, infelizmente, não atingiu as expectativas do governo.
  • E: O vergonhoso e inaceitável percentual de estudantes que abandonam a escola no ensino médio, isto é, na última etapa da educação básica, faz engrossar a fila do subemprego em nosso país.

Considere a seguinte passagem do sexto parágrafo do texto:
“Essa etapa é a mais longa da educação básica, concentrando mais de 26 milhões de estudantes”
O período que, reescrito, guarda o mesmo sentido dessa passagem é:
  • A: Essa etapa é a mais longa da educação básica e concentra mais de 26 milhões de estudantes.
  • B: Essa etapa é a mais longa da educação básica, apesar de concentrar mais de 26 milhões de estudantes.
  • C: Essa etapa é a mais longa da educação básica, porém concentra mais de 26 milhões de estudantes.
  • D: Essa etapa é a mais longa da educação básica, uma vez que concentra mais de 26 milhões de estudantes.
  • E: Essa etapa é a mais longa da educação básica, contanto que concentre mais de 26 milhões de estudantes.

No sexto parágrafo do texto, a expressão “Essa etapa” retoma, pelo mecanismo de coesão textual, o referente
  • A: a educação básica
  • B: o ensino fundamental
  • C: cerca de 40% das crianças nessa faixa etária
  • D: os primeiros anos da pandemia de covid-19
  • E: os primeiros anos da idade escolar obrigatória

Cumprindo uma importante função para o desenvolvimento do ponto de vista da autora, o quinto parágrafo do texto constitui-se como
  • A: injuntivo
  • B: narrativo
  • C: epistolar
  • D: expositivo
  • E: argumentativo

No que se refere ao emprego da vírgula, a frase que está plenamente de acordo com o padrão formal escrito da língua portuguesa é:
  • A: O Brasil, conforme foi divulgado está próximo da universalização da educação infantil.
  • B: Uma trajetória educacional regular, possibilita maiores chances de se chegar ao ensino superior.
  • C: O ensino fundamental é o mais extenso, e o ensino médio, o que mais apresenta distorção idade-série.
  • D: A educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, constituem as etapas da Escola Básica no Brasil.
  • E: A trajetória educacional que define o futuro dos estudantes, apresenta barreiras intransponíveis para muitos.

Um trecho do texto que enumera benefícios da redução do uso de combustíveis fósseis é:
  • A: “Você já se imaginou morando em uma cidade onde os setores público e privado promovem projetos com veículos elétricos para transporte público, redução de custos, de ruídos, de poluentes causadores do aquecimento global e de mudanças climáticas para que o transporte público funcione de verdade?” (parágrafo 1)
  • B: “Essa cidade existe e se chama Estocolmo, capital da Suécia, que ganhou o prêmio de Cidade Verde Europeia em 2010. Ela apresenta a maior percentagem de veículos não poluentes na Europa” (parágrafo 2)
  • C: “Paris liderou na COP21 as assinaturas de medidas para promover energia limpa e mobilidade urbana elétrica em conjunto com mil cidades do mundo.” (parágrafo 4)
  • D: “Paris, Londres, Milão e Oslo foram exemplos, ao criar as zonas de baixa emissão de poluentes produzidos pelos combustíveis fósseis.” (parágrafo 4)
  • E: “O cenário de avanço pelo mundo é muito promissor. O Brasil, de forma ainda tímida, começa a se inserir nesse cenário global.” (parágrafo 5)

Em sua progressão temática, depois de informar que algumas cidades e estados brasileiros estão acelerando o processo de desenvolvimento de veículos elétricos e sustentáveis, o texto desenvolve a ideia de que
  • A: a energia limpa é mais econômica, eficiente e competitiva que os combustíveis fósseis.
  • B: a maior cidade brasileira transformou parte de sua frota em veículos elétricos em novembro de 2019, com redução de custos operacionais em relação ao uso do diesel.
  • C: a mobilidade urbana se tornou a maior tendência mundial da indústria automotiva, com projetos de construção de veículos elétricos.
  • D: uma cidade europeia, que já tem 75% da rede de transportes públicos movida a energias renováveis, ganhou um prêmio ambiental em 2010.
  • E: várias cidades europeias estão tomando medidas para promover energia limpa e baixa emissão de poluentes produzidos pelos combustíveis fósseis.

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