Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 97 questões.
Há vários tipos textuais, cada um deles com um objetivo específico.

Assinale o segmento textual a seguir que pertence ao tipo textual expressivo, que manifesta emoções ou sentimentos pessoais.
  • A: O amor agrada e incomoda os amantes.
  • B: Meu coração bateu forte quando recebi a notícia da chegada.
  • C: Poemas são sempre mensagens delicadas para homenagens.
  • D: Muitas situações diárias nos deixam preocupados com o país.
  • E: A morte chega para todos!

Cada uma das opções a seguir fala da língua escrita e alude a uma de suas funções.

Assinale a frase que se refere à função de transferência do ato comunicativo para outro tempo ou lugar.
  • A: O espírito mais autêntico de um povo está em sua língua.
  • B: As bibliotecas estão cheias de livros monumentais.
  • C: Ainda hoje a linguagem de Guimarães Rosa emociona.
  • D: Dom Casmurro é uma obra-prima de linguagem.
  • E: Não deixe de anotar seus compromissos na agenda.

Um professor, preocupado com o fato de suas aulas não atingirem adequadamente seus alunos, entregava, ao final de cada exposição oral, uma folha com o resumo da matéria dada. Nesse caso, o professor se prevenia da má comunicação.

Assinale a opção que apresenta corretamente a razão desse procedimento.
  • A: A troca do código, ou seja, modificava a língua culta para a língua de caráter mais popular.
  • B: A substituição da mensagem, modificando o grau de dificuldade, passando a selecionar os tópicos mais importantes.
  • C: A troca da estruturação da matéria dada, passando de uma estruturação desorganizada para uma mais ordenada.
  • D: A mudança no grau de dificuldade da mensagem, passando a fornecer uma exposição mais fácil.
  • E: A seleção de um canal mais adequado, ou seja, a troca da língua falada pela língua escrita.

As opções a seguir apresentam várias situações comunicativas em que a comunicação não está bem estabelecida

Assinale a opção em que a razão de não se estabelecer uma boa comunicação está corretamente identificada.
  • A: Na discoteca, os dois membros de um casal de estrangeiros tinham dificuldade em ouvir as palavras do outro, pois a música estava bastante alta. / O código empregado ser uma língua estrangeira.
  • B: Um arqueólogo luta há vinte anos para o entendimento de umas frases numas placas de argila. / O desconhecimento do código empregado.
  • C: João não sabia dizer se a frase “A demissão do secretário” se referia a uma demissão feita pelo secretário ou se à demissão do próprio secretário. / Palavras não adaptadas às circunstâncias.
  • D: O professor não conseguia entender o que estava escrito no texto do aluno. / O meio de comunicação mal escolhido.
  • E: O aluno não conseguia distinguir as referências históricas de uma estrofe de Camões. / A polissemia da mensagem.

Assinale a frase que exemplifica a função emotiva da linguagem.
  • A: Se eu não fosse político, queria ser publicitário.
  • B: Juiz é um estudante de direito que dá notas a si próprio.
  • C: Um ladrão passa por cavalheiro depois que os roubos o enriqueceram.
  • D: Quase tudo vem de quase nada.
  • E: Não há regras. Apenas siga o seu coração.

Uma fábrica de tênis anunciou uma nova criação com preço bastante reduzido; o anúncio vinha acompanhado com uma bela foto de um par do tênis e com promessas de grande elegância.

Sobre a mensagem do anúncio, assinale a afirmativa inadequada.
  • A: O emissor da mensagem, nesse caso, não é um indivíduo, mas uma empresa.
  • B: Para convencer o cliente a comprar um par de tênis, o texto apela também para a vaidade do comprador.
  • C: O código empregado na veiculação da mensagem envolve palavras e imagens.
  • D: O produto anunciado traz, implicitamente a mensagem de que o comprador potencial é o jovem urbano.
  • E: Um dos elementos utilizados pelo anunciante destaca o interesse do comprador: a redução do preço do produto.

Um turista brasileiro, que viveu 50 anos nos Estados Unidos, ao chegar ao Rio não pôde compreender uma manchete de um jornal carioca.

Nessa circunstância comunicativa, o fracasso da comunicação se deve à(ao)
  • A: falta de clareza na linguagem empregada.
  • B: desconhecimento do código pelo receptor.
  • C: canal inadequado de comunicação.
  • D: formulação inadequada da mensagem.
  • E: deficiência na linguagem empregada pelo jornal.

Assinale a frase que mostra a presença da função metalinguística de linguagem.
  • A: Uma tarefa fácil se torna difícil quando você a realiza com má vontade.
  • B: É mais fácil levantar castelos no ar do que sobre a terra.
  • C: Os ideais são como as estrelas: estão fora de nosso alcance.
  • D: Inocente como uma mosca que aceita convite de aranha.
  • E: Quanto mais impertinente, maior prazer me dá.

A respeito dos sentidos e aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue o item a seguir.

A linguagem empregada no texto é informal, direta e acessível, com predomínio da função metalinguística, visto que o texto se desenvolve em resposta ao questionamento nele mesmo levantado inicialmente.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Afinal, “o que faz do brasil, Brasil ou do Brazil, Brasil?” Desde que os portugueses aqui chegaram, cinco séculos atrás, essa pergunta faz parte do cotidiano local, por vezes merecendo respostas otimistas, por vezes, mais negativas. Por certo, a pergunta não é fácil, nem a história é o único caminho para dar conta dela. A história do Brasil é jovem de cinco séculos — ao menos se nos fiarmos na narrativa oficial, que inicia sua contagem a partir do desembarque dos portugueses na América — e é inquieta. Uma vez provocada, fala de tudo e adora embarcar numa polêmica: passa a limpo conceitos e mitos, questiona muitas das perguntas que nos habituamos a fazer sobre o país, mostra tendência e recorrências que bem merecem nova interpretação. Também faz um jogo com o tempo: embaralha, ordena e reordena o fio da meada; põe um olho no passado, mas mantém o outro aberto no presente e até no futuro.

Lilia M. Schwarcz; Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2018. p. 499 (com adaptações).
A respeito dos sentidos e aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue o item a seguir.


A linguagem empregada no texto é informal, direta e acessível, com predomínio da função metalinguística, visto que o texto se desenvolve em resposta ao questionamento nele mesmo levantado inicialmente.
  • A: Certo
  • B: Errado

Exibindo de 1 até 10 de 97 questões.