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Ao abordar o cenário da educação no Brasil, a autora desse texto tem por objetivo
  • A: apresentar um relato.
  • B: manifestar uma opinião.
  • C: denunciar um problema.
  • D: informar sobre um fato recente.
  • E: criticar dados de uma pesquisa.

O fragmento “Os avanços precisam ser celebrados, mas
um foco para combater desigualdades será imprescindível para que todos os estudantes possam vivenciar uma
trajetória educacional regular” (parágrafo 8) revela um
sentimento de
  • A: aflição
  • B: euforia
  • C: hesitação
  • D: tolerância
  • E: esperança

O fragmento que evidencia claramente o caráter não igualitário da educação no Brasil é:
  • A: “São muitas as possíveis barreiras que atrapalham a entrada e a permanência na escola”. (parágrafo 3)
  • B: “No cenário ideal, estabelecido pela Constituição, todas as crianças de 4 anos já deveriam ter acesso à pré-escola”. (parágrafo 3)
  • C: “Os dados do Censo Escolar 2023, divulgados no último dia 22 pelo Ministério da Educação e Inep, órgão responsável pela pesquisa, desenham o cenário atual da trajetória educacional dos estudantes no Brasil.” (parágrafo 4)
  • D: “Quão próximos estamos do cenário ideal?” (parágrafo 4)
  • E: “a distorção idade-série é duas vezes maior entre estudantes pretos e pardos em relação a estudantes brancos.” (parágrafo 7)

Um recurso argumentativo usado pela autora para convencer o leitor sobre a validade da ideia que defende é a(o)
  • A: reprodução de trecho de lei
  • B: utilização de linguagem formal
  • C: emprego de vocabulário técnico
  • D: fornecimento de dados estatísticos
  • E: comparação entre fontes de pesquisa

O texto destaca, como um aspecto positivo no atual cenário da educação no Brasil, a
  • A: melhoria nos resultados da escola pública
  • B: expansão do ensino profissionalizante
  • C: elevação nas taxas de aprovação
  • D: redução da distorção idade-série
  • E: diminuição do abandono escolar

Leia o texto abaixo.

É de certo um dos mais simpáticos, porventura o mais interessante e característico dentre os tipos nacionais – o tropeiro. (....) Para aquilatar a importância do tropeiro, basta lembrar que o Brasil tem cerca de oito milhões de quilômetros quadrados de superfície e, nessa extensão toda, possui apenas uns pouco milhares de quilômetros de vias férreas e nenhuma estrada propriamente de rodagem; que a sua navegação fluvial é nada, diante da porção navegável de seus rios. Quer isso dizer que o comércio interno de grande parte dos estados tem de ser feito em costas de cargueiros.
(Afonso Arinos, 1904)


Sobre a significação ou a estruturação desse texto, assinale a afirmação correta.
  • A: O primeiro período do texto mostra opiniões não explicadas, com a finalidade de despertar a curiosidade do leitor.
  • B: O sinal gráfico (....) indica que uma parte do texto original estava incompreensível.
  • C: O texto desvaloriza a figura do tropeiro como representação do atraso econômico.
  • D: Apesar de o texto declarar que a navegação fluvial é nada, o texto termina com alusão a navios cargueiros.
  • E: O texto exalta o primitivismo natural do Brasil como fonte de beleza.

Leia o texto abaixo.

A música sertaneja vinha de longe espraiando-se no campo, coando-se nos cafezais, cavalgando o vento sutil da noite, acalentando os pássaros adormecidos, o gado, os eucaliptos, as mangueiras e as laranjeiras da fazenda. Aqueles rústicos e tímidos acordes tinham a forma de harmonizar e dominar em seus ritmos simples, a sonoridade, que vagava incerta no espaço. A toada humilde absorvia as inumeráveis e inominadas vozes e crescia, como se fosse o canto exclusivo de toda a natureza.
(Graça Aranha)


Assinale a observação correta sobre a sua significação ou a sua estruturação.
  • A: As formas de gerúndio no primeiro período do texto mostram ações sucessivas da música sertaneja.
  • B: O campo semântico da música aparece verbalizado em palavras como harmonizar, ritmos, sonoridade, toada, humilde, vozes, canto e natureza.
  • C: A expressão “vinha de longe” refere-se exclusivamente ao espaço e não ao tempo.
  • D: A música sertaneja, segundo o texto, por seu valor, ocupa o espaço urbano e o sertão.
  • E: O texto faz uma descrição da música sertaneja em linguagem lógica e de forma bastante objetiva.

Leia o texto abaixo.

E os dois se despediram. Debruçado na varanda, Quaresma ficou a vê-lo montar no seu pequeno castanho, luzidio de suor, gordo e vivo. O escrivão afastou-se, desapareceu na estrada, e o Major ficou a pensar no interesse estranho que essa gente punha nas lutas políticas, nessas tricas eleitorais, como se nelas houvesse qualquer coisa de vital e importante. Não atinava por que uma rezinga entre dois figurões importantes vinha pôr desarmonia entre tanta gente, cuja vida estava tão fora da esfera daqueles.
(Lima Barreto)


Assinale a observação correta sobre a significação ou a estruturação do texto.
  • A: O segmento acima documenta o início de uma narrativa certamente mais longa.
  • B: Há uma ambiguidade clara na utilização da expressão “seu pequeno castanho”.
  • C: A expressão “ficou a pensar” marca a passagem de um texto narrativo para um descritivo.
  • D: Considerado como texto argumentativo, a tese defendida é a de que as discussões políticas são esclarecedoras.
  • E: As palavras “escrivão” e “figurão” exemplificam substantivos de valor aumentativo.

Um comediógrafo irlandês afirmou o seguinte:

Nada é feito neste mundo até os homens estarem prontos para matar-se uns aos outros se não for feita alguma coisa.

Sobre a significação ou a estruturação desse texto, assinale a afirmação correta.
  • A: Sobre a significação ou a estruturação desse texto, assinale a afirmação correta.
  • B: O autor do texto chama atenção para o fato de as coisas só serem feitas quando chega o momento de ruptura.
  • C: A referência a “matar-se uns aos outros” condena a violência abstratamente, como marca humana.
  • D: O texto serve exclusivamente de protesto contra as guerras existentes no momento de produção da frase.
  • E: As expressões “Nada é feito” e “se não for feita” referem-se, respectivamente, ao passado e ao futuro.

Observe o seguinte fragmento textual:

Os pregadores dizem: “Façam o que digo e não o que eu faço.” Mas, se um médico tivesse a mesma doença que eu e me mandasse fazer uma coisa enquanto ele fizesse outra, poderia acreditar nele?

Sobre a significação ou a estruturação desse texto, assinale a afirmação correta.
  • A: O método empregado para a argumentação do autor do texto é a analogia entre o pregador e o médico.
  • B: O texto mostra um posicionamento contrário à religiosidade.
  • C: A frase do pregador confirma a maior força do exemplo, em relação ao pensar ou falar.
  • D: A resposta pretendida à pergunta final do texto é a de que não se poderia acreditar no médico, mas sim no pregador.
  • E: A conjunção “Mas” no início do segundo período introduz a oposição entre o pregador e o médico.

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