Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1300 questões.
Ao abordar o cenário da educação no Brasil, a autora desse texto tem por objetivo
  • A: apresentar um relato.
  • B: manifestar uma opinião.
  • C: denunciar um problema.
  • D: informar sobre um fato recente.
  • E: criticar dados de uma pesquisa.

O fragmento “Os avanços precisam ser celebrados, mas
um foco para combater desigualdades será imprescindível para que todos os estudantes possam vivenciar uma
trajetória educacional regular” (parágrafo 8) revela um
sentimento de
  • A: aflição
  • B: euforia
  • C: hesitação
  • D: tolerância
  • E: esperança

O fragmento que evidencia claramente o caráter não igualitário da educação no Brasil é:
  • A: “São muitas as possíveis barreiras que atrapalham a entrada e a permanência na escola”. (parágrafo 3)
  • B: “No cenário ideal, estabelecido pela Constituição, todas as crianças de 4 anos já deveriam ter acesso à pré-escola”. (parágrafo 3)
  • C: “Os dados do Censo Escolar 2023, divulgados no último dia 22 pelo Ministério da Educação e Inep, órgão responsável pela pesquisa, desenham o cenário atual da trajetória educacional dos estudantes no Brasil.” (parágrafo 4)
  • D: “Quão próximos estamos do cenário ideal?” (parágrafo 4)
  • E: “a distorção idade-série é duas vezes maior entre estudantes pretos e pardos em relação a estudantes brancos.” (parágrafo 7)

Um recurso argumentativo usado pela autora para convencer o leitor sobre a validade da ideia que defende é a(o)
  • A: reprodução de trecho de lei
  • B: utilização de linguagem formal
  • C: emprego de vocabulário técnico
  • D: fornecimento de dados estatísticos
  • E: comparação entre fontes de pesquisa

O texto destaca, como um aspecto positivo no atual cenário da educação no Brasil, a
  • A: melhoria nos resultados da escola pública
  • B: expansão do ensino profissionalizante
  • C: elevação nas taxas de aprovação
  • D: redução da distorção idade-série
  • E: diminuição do abandono escolar

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a clareza, a objetividade, a concisão e a impessoalidade são alguns atributos dos textos oficiais.

A frase que atende plenamente a esses atributos é:
  • A: A nação que cuida de suas crianças investe em seu futuro.
  • B: Deveriam finalizar o ensino médio com até 17 anos todos os estudantes
  • C: O investimento na melhoria da escola pública tem aumentado nos últimos anos.
  • D: O resultado do último Censo educacional, infelizmente, não atingiu as expectativas do governo.
  • E: O vergonhoso e inaceitável percentual de estudantes que abandonam a escola no ensino médio, isto é, na última etapa da educação básica, faz engrossar a fila do subemprego em nosso país.

A frase que apresenta todas as vírgulas corretamente empregadas, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é:
  • A: A menina que descobriu o chicle, também experimentou, a possibilidade da eternidade.
  • B: São consideradas maravilhosas, aquelas histórias de príncipes e fadas, que vivem eternamente.
  • C: Aproveitou, a textura, o sabor docinho do chicle, e ainda o comparou com o mundo impossível da eternidade.
  • D: Muitas crianças, quando se deparam com o desconhecido, passam a fantasiar sobre ele na tentativa de entendê-lo.
  • E: Quando as crianças sonham, em serem príncipes, princesas e fadas, elas fantasiam sobre viverem felizes para sempre.

Em que frase o verbo está flexionado, quanto a número e pessoa, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa?
  • A: No texto, relacionam-se aos chicles a ideia de eternidade.
  • B: Referiu-se à eternidade, sem se dar conta, as duas meninas.
  • C: Enganam-se a respeito da eternidade aqueles que creem nela.
  • D: Todos os anos, consome-se muitas balas e chicletes em todo o país.
  • E: Em muitas culturas, defendem-se calorosamente a existência da eternidade.

A frase que guarda o mesmo sentido do trecho “Até que não suportei mais, e, atravessando o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.” (l. 50-52) é:
  • A: Até que não suportei mais, e, como atravessei o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.
  • B: Até que não suportei mais, e, já que atravessei o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.
  • C: Até que não suportei mais, e, para que atravessasse o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.
  • D: Até que não suportei mais, e, embora atravessasse o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.
  • E: Até que não suportei mais, e, quando atravessei o portão da escola, dei um jeito de o chicle mastigado cair no chão de areia.

No texto, foram empregadas as palavras aí (l. 31) e ótimo (l. 35), ambas acentuadas graficamente.
Duas outras palavras corretamente acentuadas pelos mesmos motivos que aí e ótimo são, respectivamente,
  • A: juíz e ébano
  • B: Icaraí e rítmo
  • C: caquís e incrédulo
  • D: país e sonâmbulo
  • E: abacaxí e econômia

Exibindo de 1 até 10 de 1300 questões.