10/05/2024 16:46 - DECIO TERROR FILHO
Comentário: Dentre as alternativas, há quatro com a preposição “de” com valor de matéria, isto é, subentende-se a expressão “de que é feito”. Porém, uma é diferente.
A alternativa (A) é a que devemos marcar, pois a preposição “de”, em “roupão de manhã”, indica um tipo de vestimenta usada pela manhã, isto é, qualifica o roupão em relação ao momento do dia, roupão de manhã.
Na alternativa (B), a preposição “de” transmite sentido de matéria, de que é feito o roupão. A expressão "de fazenda preta" refere-se ao material e à cor do roupão. Fazenda é um tipo de tecido e preta descreve a cor deste tecido.
Na alternativa (C), a expressão "de madrepérola" indica o material do qual os botões são feitos. Este uso é claramente uma indicação de composição material.
Na alternativa (D), a expressão "de madeira" especifica o material de que é feito o teto. Este é um uso comum da preposição "de" para indicar constituição material.
Na alternativa (E), a expressão "de cretone azulado" descreve o material (cretone é um tipo de tecido) e a cor ("azulado") das bambinelas. O uso da preposição "de" serve para especificar a composição material e a cor do objeto.
Gabarito: A