10/05/2024 13:49 - DECIO TERROR FILHO
Comentário: Esta questão aborda a regência verbal com pronomes relativos. Para a explicação ficar mais didática, as orações adjetivas foram sublinhadas e temos que perceber a regência do verbo e a função ocupada pelo pronome relativo “que”.
A alternativa (A) é a que deve ser marcada, pois o verbo “gostam” é transitivo indireto e rege a preposição “de”, o termo “os jovens” é o sujeito, e o pronome relativo ocupa a função de objeto indireto e deve ser precedido da preposição “de”. Veja a correção:
As redes sociais de que os jovens mais gostam são as que apresentam fotografias e vídeos, além de troca de mensagens instantâneas.
Na alternativa (B), o verbo “atingem” é transitivo direto, o termo “os influenciadores” é o sujeito e o pronome relativo “que” é o objeto direto, por isso não é antecedido de preposição. Confirme:
O público que os influenciadores atingem é composto, majoritariamente, por mulheres e jovens, devido ao seu carisma e à sua modernidade.
Na alternativa (C), o verbo “disseminam” é transitivo direto, o termo “as redes sociais” é o sujeito e o pronome relativo “que” é o objeto direto, por isso não é antecedido de preposição. Confirme:
As opiniões que as redes sociais disseminam podem prejudicar pessoas públicas devido à divulgação de notícias falsas e crendices infundadas.
Na alternativa (D), o verbo “utilizam” é transitivo direto, o termo “saberes tradicionais” é o objeto direto, “(chás de erva-doce, gengibre, mel, alho e cebola)” é o aposto enumerativo, e o pronome relativo “que” ocupa a função de sujeito, por isso não é antecedido de preposição. Confirme:
Pesquisadores avaliam que as postagens que utilizam saberes tradicionais (chás de erva-doce, gengibre, mel, alho e cebola) induziram pessoas a comportamentos de risco na pandemia de Covid-19.
Na alternativa (E), o verbo “afetam” é transitivo direto, o termo “os jovens” é o objeto direto e o pronome relativo “que” ocupa a função de sujeito, por isso não é antecedido de preposição. Confirme:
Estudiosos propõem que as consequências da dependência digital que mais afetam os jovens sejam abordadas de forma transdisciplinar, envolvendo profissionais de comunicação e da saúde.
Gabarito: A