10/05/2024 13:50 - DECIO TERROR FILHO
Comentário: A questão explora os atributos da linguagem na Redação Oficial, prevista no Manual de Redação da Presidência da República.
A alternativa (A) está errada, pois o Manual prevê que impressões individuais do redator do documento prejudicam a impessoalidade, por isso devem ser evitadas.
A alternativa (B) está errada, pois o Manual prevê que ambiguidade prejudica a clareza e a precisão, por isso deve ser evitada no documento oficial.
A alternativa (C) está errada, pois o Manual prevê que, quando houver necessidade de empregar palavras ou expressões de outro idioma, deve-se fazer uso de itálico.
A alternativa (D) está errada, pois o Manual prevê o emprego da norma culta da Língua Portuguesa. O emprego de regionalismos e neologismos prejudica a clareza e a compreensão do conteúdo do documento.
A alternativa (E) é a correta, pois o Manual orienta que, na necessidade de se empregar sigla, a primeira ocorrência deve ser após o nome por extenso e entre parênteses. Em seguida, pode ser empregada sem necessidade do nome por extenso e sem parênteses. Veja um exemplo:
"O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os últimos dados do censo, que revelam mudanças significativas na demografia brasileira. Segundo o IBGE, a população urbana continua crescendo mais rapidamente que a rural."
Gabarito: E