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Texto CB2A2


No caso de uma criança com menos de dez anos — entenda-se aqui o nível de maturidade, e não a idade —, o professor deve preocupar-se principalmente para que ela não seja importunada no seu brincar e nas suas experiências. Ensiná-la não faz sentido, pois, nessa idade narcisista, ela responde a cada interferência fugindo da realização da atividade. Nessa idade, desenhar e pintar são os seus principais meios de expressão.

A partir dos 10 anos, a criança começa a ficar insatisfeita com seus modos de expressão; o ambiente mais amplo ganha sentido para ela — não mais como aquele que existia em sua fantasia, mas como é na realidade —, e só então pode ser instaurado o “ensino da forma”, que não deve, porém, encobrir a sua espontaneidade expressiva. As técnicas de desenho e pintura devem ser apresentadas à criança conforme suas necessidades. Tamanhos, relações entre tamanhos (proporção), ritmo, claro, escuro, escultura, espaço, cor e o valor de expressão do exagero, da sutileza e da composição. Os elementos com os quais a criança opera são por natureza os mesmos da “grande arte” e levam a criança, por si mesma, a ter consciência deles, abrindo o caminho da “grande arte” para ela.


Friederike Brandeis. O desenhar das crianças.
In: Cadernos CEDES, v. 42, n.º 116, 2022, p. 122 (com adaptações).

Sem prejuízo dos sentidos do texto CB2A2, seria gramaticalmente correto suprimir o vocábulo
  • A: “para” em “para que ela não seja importunada” (primeiro período do primeiro parágrafo).
  • B: “a” em “encobrir a sua espontaneidade” (primeiro período do segundo parágrafo).
  • C: “a” em “a ter consciência deles” (último período do segundo parágrafo).
  • D: “de” em “As técnicas de desenho e pintura” (segundo período do segundo parágrafo).
  • E: “com” em “Os elementos com os quais a criança opera” (último período do segundo parágrafo).

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