Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Por que Nova York está ‘esvaziando’?

Uma casa com quintal e espaço para montar um escritório já era um sonho de Giovanna Almeida antes de o mundo ouvir falar de um tal de coronavírus pela primeira vez. Ela morava no Brooklyn quando teve de se isolar em casa durante o pico da pandemia.
Na época em que ainda frequentava o escritório, ela gastava uma hora no trajeto entre a casa e o trabalho. Hoje, ela e o marido moram em Nova Jersey, estado vizinho a Nova York, onde o bebê de 11 meses logo vai poder correr à vontade no gramado, nos fundos da casa que eles compraram recentemente. Giovanna é um exemplo de uma tendência que transformou Nova York num dos estados que mais perderam moradores nos últimos dois anos.
O professor da Universidade Columbia, Stijn Van Nieuwerburgh, acha que as autoridades precisam tomar providências urgentes para evitar que a cidade entre em um ciclo vicioso com menos arrecadação, população cada vez menor, empresas se mudando e os serviços cada vez mais precários.
Basta dar uma caminhada pela rua 57, entre a Quinta e a Sexta avenidas, para entender o que está acontecendo. Com o aumento do trabalho remoto, essa área, que tinha um dos metros quadrados comerciais mais caros da cidade, tem agora várias lojas fechadas e prédios de escritório completamente vazios, com anúncios de “aluga-se”.
Uma das propostas da prefeitura da cidade é converter esses escritórios em residências. O professor Nieuwerburgh afirma que a ideia é boa e barata. Basta mudar a lei do zoneamento. “Você pode manter a loja no primeiro andar e converter todos os escritórios nos outros andares porque vai gerar demanda para o comércio.”
“Nenhuma cidade pode viver só dos profissionais de finanças, tecnologia e de advogados”, afirma. Para voltar a ser uma cidade vibrante, será necessário manter, também, artistas, funcionários de hotéis e de restaurantes e quem trabalha no entretenimento.
O risco é ver Nova York repetir o que já enfrentou nos anos 1970 e o que Detroit ainda não conseguiu superar. Por isso, Nieuwerburgh aconselha: quanto mais rápido a cidade votar a mudança do zoneamento e converter prédios comerciais em residências, mais depressa a arrecadação vai voltar a crescer, garantindo a manutenção dos serviços de transporte, educação e segurança.

(Heloisa Villela. BBC News Brasil. 28 dezembro 2022)

Assinale a alternativa que apresenta afirmação correta a respeito do emprego da palavra em destaque no trecho.
  • A: Em “Na época em que ainda frequentava o escritório, ela gastava uma hora no trajeto… (2º parágrafo), a expressão destacada se refere a “frequentava” e pode ser substituída por “que”.
  • B: Em “… ela e o marido moram em Nova Jersey, estado vizinho a Nova York, onde o bebê de 11 meses…” (2º parágrafo), a palavra destacada se refere a “Nova York” e pode ser substituída por “em que”.
  • C: Em “… vai poder correr à vontade no gramado, nos fundos da casa que eles compraram recentemente” (2º parágrafo), a palavra destacada se refere a “casa” e pode ser substituída por “cuja”.
  • D: Em “Giovanna é um exemplo de uma tendência que transformou Nova York…” (2º parágrafo), a palavra destacada se refere a “tendência” e pode ser substituída por “a qual”.
  • E: Em “… essa área, que tinha um dos metros quadrados comerciais mais caros da cidade…” (4º parágrafo), a palavra destacada se refere a “área” e pode ser substituída por “na qual”.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.