O texto escrito é uma unidade de sentido produzida por um autor e interpretada por um receptor, no caso o
leitor.
A esse respeito, avalie o que se afirma a respeito do processo de elaboração do texto “Como informar as
crianças em momentos de crise?”.
I. A autora defende a tese de que os adultos desconhecem o poder de transformação do jornalismo
infantojuvenil e, por isso, apresenta uma crítica explícita sobre isso.
II. A produtora do texto faz referências a outros locutores, citando afirmações feitas por eles, o que
caracteriza uma estratégia de convencimento em relação à tese defendida.
III. O texto, em determinada passagem, enfoca um fato global e nasce de uma indagação para a qual se
projeta um posicionamento conclusivo baseado em conhecimentos obtidos.
IV. A jornalista utiliza recursos da língua para dar ênfase às suas opiniões, como, por exemplo, a repetição
do advérbio de afirmação (2§ e 3§), intercalado em algumas frases que contêm essas opiniões.
Está correto apenas o que se afirma em