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Na formação de nossa identidade nacional, a literatura desempenhou um papel de extrema importância, determinando temas e modos de expressão que, ainda hoje, são muito presentes em nossa maneira de ver o mundo e falar sobre ele.

Leia atentamente o trecho a seguir e assinale o que que se pede: “Os outros dois, que o Capitão teve nas naus, a que deu o que já disse, nunca mais aqui apareceram – do que tiro ser gente bestial, de pouco saber e por isso tão esquiva. Porém e com tudo isso andam muito bem curados e muito limpos. E naquilo me parece ainda mais que são como aves ou alimárias monteses, às quais faz o ar melhor pena e melhor cabelo que às mansas, porque os corpos seus são tão limpos, tão gordos e tão formosos, que não pode mais ser. Isto me faz presumir que não têm casas nem moradas a que se acolham, e o ar, a que se criam, os faz tais. Nem nós ainda até agora vimos nenhuma casa ou maneira delas.”

(CAMINHA, Pero Vaz de. A Carta de Pero Vaz de Caminha. Disponível em <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronic os/carta.pdf>)

No trecho citado, a atitude de Caminha revela PRINCIPALMENTE
  • A: racismo, pelo emprego da palavra “bestial”, que denota o desejo de escravizar os índios, por serem como animais.
  • B: tolerância, pelo esforço de compreender as diferenças culturais e defendê-las diante do Rei, destinatário da Carta.
  • C: etnocentrismo, por apreciar negativamente a diversidade da cultura do Outro, por meio de critérios baseados no modo de viver europeu.
  • D: xenofobia, pois a desqualificação do índio se dá em todos os aspectos, pelo fato de eles não serem portugueses.
  • E: autoritarismo, pois está implícito que os portugueses tem o direito de impor aos índios a adoção de seus costumes e crenças.

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