Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
[Valores da propaganda]
 


          Na sociedade moderna, a mesma voz que prega sobre as coisas superiores da vida, tais como a arte, a amizade ou a religião, exorta o ouvinte a escolher uma determinada marca de sabão. Os panfletos sobre como melhorar a linguagem, como compreender a música, como ajudar-se etc. são escritos no mesmo estilo de propaganda que exalta as vantagens de um laxativo. Na verdade, um redator hábil pode ter escrito qualquer um deles.


          Na altamente desenvolvida divisão de trabalho, a expressão tornou-se um instrumento utilizado pelos técnicos a serviço do mercado. Um romance é escrito tendo-se em mente as suas possibilidades de filmagem, uma sinfonia ou poema são compostos com um olho no seu valor de propaganda. Outrora pensava-se que cada expressão, palavra, grito ou gesto tivesse um significado intrínseco; hoje é apenas um incidente em busca de visibilidade.


                             (Adaptado de: HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Trad. Sebastião Uchoa Leite. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976, p. 112)

 


No centro da argumentação desenvolvida no texto, está suposto que

  • A: é o aprendizado de técnicas de propaganda que melhor serve à compreensão das artes.
  • B: para a linguagem da propaganda é indiferente o produto que se disponha a vender.
  • C: na venda de um produto de excelência a propaganda torna-se dispensável.
  • D: a eventual ineficácia de um produto é compensada pela eficácia da propaganda.
  • E: o trabalho dos publicitários modernos deve tudo ao que as grandes artes lhe legaram.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.