Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
Baseie-se no texto abaixo.

 
A era das compras
 



          A economia capitalista moderna deve aumentar a produção constantemente, se quiser sobreviver, como um tubarão que deve nadar para não morrer por asfixia. Mas a maioria das pessoas, ao longo da história, viveu em condições de escassez. A fragilidade era, portanto, sua palavra de ordem. A ética austera dos puritanos e a dos espartanos são apenas dois exemplos famosos. Uma pessoa boa evitava luxos e nunca desperdiçava comida. Somente reis e nobres se permitiam renunciar publicamente a tais valores e ostentar suas riquezas.


          O consumismo vê o consumo de cada vez mais produtos e serviços como algo positivo. Encoraja as pessoas a cuidarem de si mesmas, a se mimarem e até a se matarem pouco a pouco por meio do consumo exagerado. A frugalidade é uma doença a ser curada. Não é preciso olhar muito longe para ver a ética do consumo em ação – basta ler a parte de trás de uma caixa de cereal: “Para uma refeição saborosa no meio do dia, perfeita para um estilo de vida saudável. Um verdadeiro deleite com o sabor maravilhoso do “quero mais!”.


          Durante a maior parte da história, as pessoas teriam sido repelidas, e não atraídas, por esse texto. Elas o teriam considerado egoísta, indecente e moralmente corrupto. O consumismo trabalhou duro, com a ajuda da psicologia e da vontade popular, para convencer as pessoas de que a indulgência com os excessos é algo bom, ao passo que a frugalidade significa auto-opressão.



                                                       (Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade. 38. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 357-358)


O que se lê na parte de trás de uma caixa de cereal deixa ver que a propaganda




  • A: estabelece metas e protocolos claros para uma vida efetivamente saudável.
  • B: associa positivamente a frugalidade dos hábitos alimentares à saúde do consumidor.
  • C: justifica o valor do produto pela voracidade que ele desperta nos consumidores.
  • D: dissocia criticamente as vantagens do produto e a expectativa do comprador.
  • E: busca atrair o consumidor para as qualidades intrínsecas de um produto saudável.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.