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A volta do cachorro-robô
O primeiro Aibo, lançado em 1999, não fazia muita coisa: andava, balançava o rabo, tentava pegar uma bolinha e emitia sons de alegria ao receber cafuné. O Aibo, palavra que significa “parceiro” em japonês, teve várias versões, ficou mais ágil e bonito, mas continuou muito burrinho. Tanto que, em 2006, deixou de ser fabricado. De lá para cá, tudo mudou. A inteligência artificial, então considerada um sonho inatingível, hoje avança com rapidez, e a Sony, que estava afundando, agora cresce e tem lucro. O segredo do novo Aibo é que seu cérebro está na nuvem: ele se comunica pela internet com os servidores da Sony, que processam os dados coletados por ele e vão desenvolvendo a personalidade do bicho. Por isso, quem comprar um cãozinho, que está sendo lançado este mês no Japão, por US$ 1.700, também terá de pagar uma mensalidade de US$ 26.
(Revista “Superinteressante”, nº 384, jan./2018, p.22.)
Reescrevendo-se o último período do texto sem alterar seu nível informacional, pode-se obter a seguinte frase:
  • A: Por isso, quem comprar o cãozinho, que está sendo lançado no Japão este mês, por US$ 1.700, terá de pagar uma mensalidade também de US$ 26.
  • B: Por isso, também terá de pagar uma mensalidade de US$ 26 quem comprar, este mês no Japão, o cãozinho, que está sendo lançado, por US$ 1.700.
  • C: Por isso, quem comprar este mês no Japão o cãozinho, que está sendo lançado, por US$ 1.700, também terá de pagar uma mensalidade de US$ 26.
  • D: Quem comprar o cãozinho, que está sendo lançado este mês no Japão, por US$ 1.700, também terá de pagar uma mensalidade de US$ 26 por isso.
  • E: Por isso, quem comprar o cãozinho, que está sendo lançado no Japão este mês, por US$ 1.700, terá também de pagar uma mensalidade de US$ 26.

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