Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.


Universidades adotam vestibulares
 específicos para alunos indígenas
      Na fronteira do Brasil com o Peru, o município de Mâncio Lima (AC) homenageia com seu nome o coronel que, no início do século 20, colonizou os índios puyanawa, explorou sua força de trabalho e proibiu suas manifestações culturais.
      Quase cem anos depois, o puyanawa Jósimo Constant leva a cultura de sua etnia para a cidade que abriga o centro do poder. Formado em antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), está no mestrado em direitos humanos e já foi aprovado em um doutorado – tudo isso sem abrir mão dos adereços e costumes tradicionais de seu povo.
      Constant é um dos estudantes aprovados pelo vestibular indígena da UnB, que, em 2004, foi uma das primeiras a implementar um processo específico para selecionar alunos indígenas. Desde então, o modelo já foi aplicado em pelo menos sete instituições federais do país, além das universidades estaduais do Paraná. E a lista deve aumentar, já que a Unicamp propôs implementar um processo seletivo do mesmo tipo, proposta que deverá ser votada ainda este ano.
(Angela Pinho. Folha de S.Paulo. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/09/1917029- universidades-adotam-vestibular-especifico-para-alunos-indigenas.shtml. Publicado em 09.09.2017. Adaptado)



Segundo o texto,
  • A: as universidades estaduais também deveriam adotar processos seletivos específicos para indígenas.
  • B: o nome do município de origem indígena Constant é uma justa homenagem ao colonizador dos puyanawa.
  • C: o exame de seleção específico para indígenas, com o tempo, pode levar à perda gradativa da identidade desses povos.
  • D: a política de acesso dos indígenas apenas aos cursos de graduação precisa ser revista pelas universidades.
  • E: o processo seletivo específico para alunos indígenas tem ganhado apoio também de instituições estaduais de ensino.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.