Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
Texto I – Do que as pessoas têm medo?
A geração pós-1980 e início de 1990 só conhece os tempos militares pelos livros de História e pelas séries da TV. Para a maioria dela, as palavras “democracia” e “liberdade” têm sentido diferente daquele para quem conheceu a falta desses direitos e as consequências de brigar por eles. Se hoje é possível existir redes sociais; se é possível que pessoas se organizem em grupos ou movimentos e digam ou escrevam o que querem e o que pensam, devem-se essas prerrogativas a quem no passado combateu as arbitrariedades de uma ditadura violenta, a custo muito alto.
A liberdade não é um benefício seletivo. Não existe numa sociedade quando alguns indivíduos têm mais liberdade que outros, ou quando a de uns se sobrepõe à de outros.
É fundamental para a evolução das sociedades compreender que o status quo das culturas está sempre se modificando, e que todas as modificações relacionadas aos costumes de cada época precisaram quebrar paradigmas que pareciam imutáveis. Foi assim com a conquista do voto da mulher, com a trajetória até o divórcio e para que a “desquitada” deixasse de ser discriminada. Foi assim, também, com outros costumes: o comprimento das saias, a introdução do biquíni, a inclusão racial, as famílias constituídas por união estável, o primeiro beijo na TV e tantas outras mudanças que precisaram vencer os movimentos conservadores até conseguirem se estabelecer. Hoje, ninguém se importa em ver um casal se beijando numa novela (desde que o casal seja formado por um homem e uma mulher). Há pouco mais de 60 anos, o primeiro beijo na TV, comportado, um encostar de lábios, foi um escândalo para a época.
A questão do momento é se existe limite para a expressão da arte.
                                    Simone Kamenetz, O Globo, 18/10/2017. (Adaptado) 
O texto começa por uma pergunta, cuja finalidade básica é 
  • A: interagir com o leitor do texto, a fim de que ele participe com mais interesse da leitura.
  • B: provocar uma reflexão pessoal do leitor, que possa ligá-lo à temática do texto.
  • C: dirigir-se a um leitor particular, que já tenha refletido sobre a questão.
  • D: realizar uma questão de ordem geral, que possa aumentar o número de leitores do texto.
  • E: selecionar um tipo de leitor que tenha interesse pela temática abordada no texto.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.