Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
As crianças e os adolescentes estão vivendo boa parte de seu tempo no mundo virtual, principalmente por meio de seus aparelhos celulares. Em relatório divulgado em dezembro de 2017, o UNICEF usou a expressão “cultura do quarto” para indicar um dos efeitos desse fenômeno. Os mais novos têm escolhido o isolamento do espaço privado em detrimento do uso do espaço público para se dedicarem à imersão nas redes.
Você certamente já viu agrupamentos de adolescentes que interagiam mais com seu celular do que uns com os outros, não é? Pois bem: esse comportamento gera consequências, sendo que algumas delas não colaboram para o bom desenvolvimento dos mais novos. Como eles aprendem a se relacionar, por exemplo? Relacionando-se com seus pares! Acontece que o relacionamento no mundo virtual é radicalmente diferente
daquele que ocorre na vida real, o que nos faz levantar a hipótese de que eles têm se desenvolvido com deficit no processo de socialização.
E como se aprenderia a ter – e a proteger – privacidade? Primeiramente sabendo a diferença entre intimidade e convívio social. Explorar o mundo social simultaneamente ao real cria uma grande dificuldade nessa diferenciação. Não é à toa que já se expôs na rede a privacidade de tantas crianças e jovens, com grande prejuízo pessoal! (Rosely Sayão, As crianças e as tecnologias. Veja, 28-02-2018. Adaptado)
Do ponto de vista da autora, a grande dedicação a interações no mundo virtual pode levar a
  • A: perdas significativas no processo de integração ao grupo social e na preservação da intimidade.
  • B: progressos no desenvolvimento de habilidades tecnológicas inerentes aos novos tempos.
  • C: avanços na formação de grupos de interesse que se comuniquem com mais eficiência.
  • D: renovação dos meios de comunicação interpessoal e construção de novos grupos sociais.
  • E: novas perspectivas de inclusão social, graças ao compartilhamento de dados em tempo real.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.