Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
Maestro piador
Em 1989, andando com Tom pelo Central Park, em Nova York, ouvi-o identificar vários pássaros pela música que faziam - era íntimo também dos passarinhos americanos. Não tinha a menor dificuldade para identificá-los em português.
Em jovem, nas suas incursões pelo mato, Tom piava inhambus para matá-los. “O inhambu vinha todo apaixonado e eu o matava à traição”, confessou. Era uma prática comum aos homens de sua geração. Mas, mais cedo do que muitos, ele enxergou a desumanidade daquilo. Continuou a piar vários pássaros, mas para firmar com eles um diálogo de amor.
A faixa “O Boto”, em seu álbum “Urubu”, é uma sinfonia de pios. Estão integrados com tal naturalidade à orquestração que podem nem ser “escutados” pelos menos atentos. Mas estão lá no disco, e executados pelo próprio Tom - quem mais?
(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 121-122.)
Está redigido com clareza e correção este livre comentário do texto:
  • A: Ao ouvir um determinado canto, Tom Jobim era capaz, de saber à qual pássaro poderia pertencer.
  • B: O maestro Tom Jobim ao ouvir o canto dos pássaros, eram possíveis saber quais eram cada um deles.
  • C: Tom Jobim, além de exímio maestro, sabia diferenciar e imitar os cantos dos mais diversos pássaros.
  • D: Os cantos que Tom Jobim ouvia eram facilmente atribuidos à determinadas espécies de pássaros.
  • E: À partir da escuta atenta dos pios, Tom Jobim podia dicernir quais pássaros estavam por perto.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.