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Maestro piador
Em 1989, andando com Tom pelo Central Park, em Nova York, ouvi-o identificar vários pássaros pela música que faziam - era íntimo também dos passarinhos americanos. Não tinha a menor dificuldade para identificá-los em português.
Em jovem, nas suas incursões pelo mato, Tom piava inhambus para matá-los. “O inhambu vinha todo apaixonado e eu o matava à traição”, confessou. Era uma prática comum aos homens de sua geração. Mas, mais cedo do que muitos, ele enxergou a desumanidade daquilo. Continuou a piar vários pássaros, mas para firmar com eles um diálogo de amor.
A faixa “O Boto”, em seu álbum “Urubu”, é uma sinfonia de pios. Estão integrados com tal naturalidade à orquestração que podem nem ser “escutados” pelos menos atentos. Mas estão lá no disco, e executados pelo próprio Tom - quem mais?
(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 121-122.)
Considere o sentido veiculado pelas orações sublinhadas nos trechos que seguem:
Em 1989, andando com Tom pelo Central Park, em Nova York, ouvi-o identificar vários pássaros pela música que faziam... (1º parágrafo)
Em jovem, nas suas incursões pelo mato, Tom piava inhambus para matá-los. (2º parágrafo)
Estão integrados com tal naturalidade à orquestração que podem nem ser “escutados” pelos menos atentos. (3º parágrafo)
Nos contextos em que ocorrem, as orações sublinhadas exprimem, respectivamente, circunstâncias de
  • A: causa, direção e condição.
  • B: tempo, finalidade e consequência.
  • C: conformidade, modo e tempo.
  • D: modo, consequência e direção.
  • E: condição, causa e modo.

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