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Foram encontradas 15 questões.
Analise a tirinha abaixo para responder a próxima questão:

Ao comparar seu amor no segundo parágrafo o ratinho está fazendo uso de uma:
  • A: Comparação
  • B: Metáfora
  • C: Metonímia
  • D: Catacrese
  • E: Prosopopeia

Observe o trecho abaixo retirado da Base Nacional Comum Curricular:

Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro. (p. 137)

O trecho acima apresenta uma visão desse texto sobre linguagem que:
  • A: Demonstra a inutilidade de conhecimentos gramaticais para a formação do aluno.
  • B: Retoma a importância das normas da gramática normativa da língua portuguesa perdida em leis anteriores.
  • C: Evidencia que os conhecimentos de norma padrão devem sempre estar atrelados a atividades de cunho prático.
  • D: Defende a organização dos conteúdos de linguagem para a praticidade de seu trabalho em sala de aula.
  • E: Nenhuma das alternativas anteriores.

Leia o texto abaixo para responder à questão.



Apesar de seu caráter informativo, todo e qualquer texto sempre apresenta, mesmo que de forma velada, tendências opinativas de seu autor. No texto acima, pode-se inferir que seu autor pensa que:
  • A: Os chamados best-sellers são excelentes ferramentas para ascensão de um leitor.
  • B: A leitura deve ser começada pelos clássicos mesmo que possa se tornar uma experiência sem sucesso, em virtude da complexidade desse tipo de leitura.
  • C: É importante para o começo do percurso de formação de um leitor, que o professor leve em consideração o que seu aluno gosta, para depois ampliar seu horizonte.
  • D: A sociedade já marginaliza a leitura pela ausência de pragmatismo inerente a ela, é dever do professor mostrar que essa falta de função não diminui sua importância e que ela não deve servir para nada mesmo.
  • E: A literatura acaba não gozando de um grande status em virtude de dialogar com outras áreas, como Geografia e História, e estas acabam sendo encaradas com mais seriedade por seu forte apego à realidade.

Leia o texto abaixo para responder à questão.



O texto acima é muito produtivo ao apontar caminhos para a leitura em sala de aula. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta uma dica apontada para o trabalho com leitura escolar pelo autor?
  • A: Encontrar conexões entre um livro e outro, semelhanças entre autores, referências.
  • B: Adaptação da linguagem literária para outros meios, como o teatral, por exemplo.
  • C: Encontrar correlações de determinado livro com outras áreas do conhecimento, por exemplo, a História, se for conveniente salientar algum aspecto do contexto histórico do livro.
  • D: Leituras dramatizadas, enfatizando que elementos como cenário e/ou figurino podem ser ferramentas interessantes para despertar a atenção para a leitura de um livro.
  • E: Produção textual, como, por exemplo, uma resenha, importante gênero que demonstra a compreensão leitora do autor bem como sua capacidade de julgamento da obra.

Leia o texto abaixo para responder à questão.



O texto acima é um apartado interessante sobre o panorama atual da leitura em sala de aula. Qual das alternativas abaixo NÃO contém preceitos presentes no texto?
  • A: Muitas pessoas não cultuam a leitura em virtude da ausência de caráter pragmático desta atividade.
  • B: As chamadas pelo autor "atividades passivas" estão relacionadas à criação de um ambiente propício para a criação do hábito de leitura.
  • C: O autor do texto defende que o professor precisa estimular os alunos servindo como modelo, não somente afirmando gostar de leitura, mas demonstrando isso efetivamente.
  • D: No texto fica evidente que o professor deve servir como uma espécie de seletor dos textos a serem lidos, pois os alunos não têm a maturidade necessária para saber o que é melhor para eles.
  • E: Livros de não-ficção, por terem um maior apego à realidade, podem ser uma boa escolha para começar a criar o hábito de leitura.

Assinale a alternativa em que a mudança da ordem das palavras do excerto abaixo provoque mudança de sentido, mas não comprometa a correção gramatical:

Pai não entende nada mesmo!

Alternativas:
  • A: Não, pai, entende nada mesmo!
  • B: Não entende, pai nada mesmo!
  • C: Não entende nada mesmo pai!
  • D: Não entende nada pai mesmo!
  • E: Não entende nada mesmo, pai!

Assinale a alternativa que contenha somente palavras acentuadas motivadas pela mesma regra da palavra "biquíni":
  • A: Secretária, táxi, glória
  • B: Açaí, oxigênio, álbum
  • C: Ônibus, psicólogo, bíceps
  • D: Órgão, revólver, parabéns
  • E: Café, edifício, tórax

Leia o texto abaixo para responder à questão:



A vírgula pode não só ser usada para indicar pausas na leitura, como pode também provocar mudança de sentido. Observe abaixo:

Pai não entende nada mesmo!
Pai, não entende nada mesmo!

No primeiro exemplo está sendo afirmado que o pai não entende, enquanto no segundo alguém está falando ao seu pai que ele não entende. No primeiro exemplo, o vocábulo "pai" exerce a função de sujeito da oração; e no segundo, qual a função exercida pela mesma palavra?
  • A: Aposto
  • B: Adjunto adnominal
  • C: Objeto direto
  • D: Adjunto adverbial
  • E: Vocativo

Leia o texto abaixo para responder à questão:



A linguagem da crônica tenta aproximar-se da linguagem cotidiana, já que aborda situações comuns no dia a dia das pessoas. Essa intencionalidade muitas vezes faz com que esses textos apresentem desvios gramaticais, por muitas vezes sutis, fazendo com que nem todos percebam essas ocorrências. Assinale a alternativa que explique corretamente o desvio apresentado no excerto abaixo:

- Filha, teu biquíni é novo. E você nem cresceu tanto assim.

Alternativas:
  • A: Não deveria ser usado vírgula após a palavra "filha", pois está separando o sujeito e o verbo.
  • B: Já que não teve troca de assunto, deveria substituir o ponto final deste trecho por um ponto e vírgula.
  • C: Existe uma incoerência na forma de tratamento, pois o pai usa a segunda pessoa no pronome possessivo "teu" e a terceira pessoa na forma de tratamento "você".
  • D: O correto seria usar o advérbio de negação "não" ao lugar de "nem".
  • E: Não é permitido iniciar um novo período por meio da conjunção "e", devendo esta ser suprimida neste contexto.

Leia o texto abaixo para responder à questão:

A crônica é um texto narrativo que em muitas ocasiões pretende criar uma situação engraçada. O humor desta crônica foi construído a partir do(a):
  • A: Relação conturbada entre pais e filhos.
  • B: Dificuldade de compreensão entre as personagens.
  • C: Linguagem do texto, construída a partir de trocadilhos e jogos de palavras.
  • D: Uso de ironia por parte do pai, fingindo não entender as intenções da filha.
  • E: Choque de gerações, haja vista que a discussão gira em torno de valores diferentes das duas personagens.

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