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Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: IF-PE , Alternative Concursos Ltda , IDCAP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , DAE-Bauru , FSPSS , UERJ. , Instituto Quadrix , Unesc , Avança SP , CONSULTEC , MPE-GO , VUNESP , FURB , Prefeitura de Lontras - SC , IGEDUC , AMAUC , PS concursos , de , Big Advice , FUMARC , UERR , CETREDE , Instituto Tupy , Unicentro , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CONTEMAX , FUVEST , IMPARH , AMEOSC , Faepesul , Quadrix , décio , UNIOESTE , BIO-RIO , FUNCERN , CEV , Instituto Unifil , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Copeiro , IDECAN , ACAFE , GANZAROLI , Décio Terror , INAZ do Pará , AMIGA PÚBLICA , FAFIPA , Questão Inédita , UniREDENTOR , CCV-UFC , Fund. Dom Cintra , MS Concursos , CEV-URCA , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , COPEVE - UFAL , IDECAN. , ACAPLAM , GS Assessoria e Concursos , Dédalus Concursos & Treinamentos , INEP , UFES , ANPAD , FAPEC , SELECON , Universidade Federal de Alfenas , CECIERJ , Fundação CEFETMINAS , NBS , CIESP , IOPLAN , GUALIMP , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , COPS - UEL , IDESUL , ACCESS Seleção , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Instituto Access , UFMG , AOCP , FAU , Simulado FCC , IPEFAE , Universidade Federal de Uberlândia - MG , CEPERJ , Fundação Cesgranrio , Nosso Rumo , Colégio Pedro II , IADES , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Coseac , IDIB , ACEP , Enfermeiro - Oncologia , Instituto Ânima Sociesc , UFMT , Aprender-SC , FAUEL , Técnico Administrativo - Inglês , Itame Consultoria e Concursos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , CEPS-UFPA , Fundação FAFIPA , NUCEPE , COMPERVE , ADVISE , IBADE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , COTEC , IESES , UDESC , ESAF , Instituto AOCP , UFPEL , Aroeira , FCC , Legalle Concursos , Unoesc , Cesgranrio , FUNDATEC , Objetiva Concursos LTDA , COMVEST , Aeronáutica , IBAM , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CPCON , IF - GO , UECE CEV , Exército Brasileiro , Instituto Consulplan , UFPR , Asconprev , FCM , CONSULPAM , Marinha , UPE , cesgren , FUNDEP , OMNI Concurso Públicos , AGIRH , IBFC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Crescer Consultoria , IF MT , UEPB , FACET Concursos , Instituto Excelência , UFRR , ASSCONPP , FEPESE , Consulplam , MetroCapital Soluções , UPENET/IAUPE , CESPE/CEBRASPE , FUNDEPES , PM-MG , Alternative Concursos , IBGP , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CS-UFG , IF TO , FGV , UERJ , FADESP , Instituto IASP , UFU-MG , AV MOREIRA , Consulplan , Ministério Público Goiás , URI , Funrio , Prefeitura de Ipira - SC Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Com base nos textos 01 e 02, responda à questão.

Assinale a alternativa em que a expressão destacada tem a mesma função sintática do trecho grifado na frase: “[...] as obras da literatura grega clássica, base da civilização ocidental, foram escritas sem pontuação ou espaço entre as palavras” (texto 01, linhas 16-17).
  • A: “É bom, portanto, nos interessarmos pelo uso dessas abreviaturas e dos emojis, imagens com sinais de positivo, negativo, palmas, risos, lágrimas [...]” (texto 01, linhas 10-11).
  • B: “um terço das pessoas que se casaram nos Estados Unidos entre 2005 e 2012 se conheceram em sites de relacionamento” (texto 01, linhas 31-32).
  • C: “[...] não podemos contar nossas ideias e sentimentos, nem nossos sonhos.” (texto 02, linha 01).
  • D: “Às vezes precisamos de décadas para encontrar a palavra que poderia expressar a mudança já realizada”(texto 02, linhas 06-07).
  • E: “[...] duas realidades que a linguagem já não consegue mais expressar” (texto 02, linhas 10-11).

Com base nos textos 01 e 02, responda à questão.

Assinale a alternativa em que o termo grifado é objeto direto.
  • A: “...que o resto de nós considera as formas cultas de comunicação” (texto 1, linhas 04-05).
  • B: “Emoji é uma palavra composta...” (texto 01, linha 12).
  • C: “...continua sendo a linguagem o que expressa essas mudanças” texto 2, linhas 02-03).
  • D: “...que do caos nasça a luz” (texto 01, linha 40).
  • E: “...que a linguagem já não consegue mais expressar” (texto 02, linhas 10-11).

Com base no texto, responda à questão.

A forma feminina do adjetivo “restrita” (linha 14) se justifica por:
  • A: concordar com “linguagem” (linha 13).
  • B: referir-se a “liberação da mulher” (linha 13).
  • C: concordar com “Humanidade” (linha 14).
  • D: referir-se a termo “política” (linha 14).
  • E: relacionar-se a “última conquista” (linha 14).

Com base no texto, responda à questão.

Assinale a alternativa cujo verbo tem a mesma predicação que o destacado em “...o novo que está germinando...” (linha 15).
  • A: “...continua sendo a linguagem...” (linha 02).
  • B: “...para descrever os movimentos subterrâneos...” (linha 04).
  • C: “...nasceram vocábulos...” (linha 07).
  • D: “...que a linguagem já não consegue mais expressar” (linhas 10-11).
  • E: “Termos [...] se tornaram antiquados” (linhas 11-12).

Com base no texto, responda à questão.

Assinale a alternativa que classifica corretamente a forma grifada em: “...que poderia expressar a mudança já realizada” (linhas 06-07).
  • A: Forma expletiva.
  • B: Pronome relativo.
  • C: Conjunção integrante.
  • D: Conjunção conclusiva.
  • E: Conjunção explicativa.

Com base no texto, responda à questão.

Assinale a alternativa em que a palavra destacada pertence à mesma classe gramatical que a sublinhada em “começou a nascer” (linha 15).
  • A:Sem palavras...” (linha 01).
  • B: “evoluiu antes das palavras” (linha 03).
  • C: “poderia expressar a mudança...” (linha 06).
  • D: “e não sabemos como defini-la” (linha 12).
  • E:a que poderá servir...” (linha 09).

Com base no texto 02, responda à questão.

Assinale a alternativa cuja palavra, tal como “pós-verdade” (linha 07), está escrita conforme as normas ortográficas vigentes.
  • A: Auto-afirmação.
  • B: Anti-acadêmico.
  • C: Sobre-aviso.
  • D: Pró-análise.
  • E: Re-edição.

Com base no texto 02, responda à questão.

Assinale a alternativa que apresenta o mesmo fonema consonantal presente em “se” (linha 14).
  • A: Uso.
  • B: Frase.
  • C: Exibe.
  • D: Quiser.
  • E: Explica.

Com base no texto 01, responda à questão.

No trecho, “É tolo pensar que todo o enorme poder computacional à disposição deles será usado para preservar preconceitos de comportamento e normas de linguagem prescritas por um bando de burocratas do século XVII” (linhas 34-36), a oração subordinada destacada é classificada como:
  • A: substantiva completiva nominal.
  • B: substantiva objetiva indireta.
  • C: adverbial consecutiva.
  • D: adverbial concessiva.
  • E: adverbial final.

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