Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
Texto CB1A1-I

A 4.ª revolução industrial, marcada por avanços tecnológicos exponenciais, está produzindo uma transformação acelerada das ocupações e dos requisitos de habilidades necessárias ao ingresso dos jovens no mundo do trabalho. A demanda por novas qualificações aumenta, e a obsolescência das existentes se acelera; além disso, muitas atividades rotineiras estão sujeitas à robotização ou à substituição por máquinas inteligentes.

Embora essa nova realidade possa abrir grandes oportunidades, a transformação acelerada das ocupações gera também o risco de maior desigualdade.

O mundo tecnológico que emerge exige novas qualificações, ou mesmo novas alfabetizações, uma vez que as habilidades do século XXI estão em processo de redefinição radical, o que reforça a importância de educação de qualidade e formação profissional dos jovens para melhorar a empregabilidade e facilitar a transição da educação para o trabalho; de políticas ativas de mercado de trabalho que compreendam serviços e programas de emprego e contratos especiais para jovens; da promoção do respeito aos direitos trabalhistas e do trato não discriminatório dos jovens; além de políticas públicas que estimulem e desenvolvam a oferta de emprego pelas empresas, desde políticas de desenvolvimento e diversificação produtiva até o apoio às pequenas e médias empresas.

Entre as modalidades de programas para fomentar o emprego juvenil, as alianças público-privadas desempenham papel essencial, pois representam um campo fértil para a responsabilidade social empresarial e podem ser centrais para o desenvolvimento competitivo das empresas.

Internet: (com adaptações)

De acordo com as ideias veiculadas no texto CB1A1-I,
  • A: a competitividade das empresas em um mundo de inovação rápida está associada ao seu grau de responsabilidade social.
  • B: as parcerias entre o poder público e empresas privadas destacam-se como instrumento de promoção de emprego para os jovens.
  • C: os avanços tecnológicos que marcam a realidade do século XXI geram desigualdade social porque impedem que os jovens ingressem no mercado de trabalho.
  • D: o respeito aos direitos trabalhistas e o trato não discriminatório dos jovens no acesso ao emprego são marcas distintivas das empresas de tecnologia do século XXI.
  • E: o mercado de trabalho deve regular-se por si mesmo, por meio do desenvolvimento e da diversificação produtiva, sem a intervenção do Estado na economia.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.