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O JEITINHO BRASILEIRO
(Roberto da Matta)
O jeitinho brasileiro é uma forma de corrupção?
Se a regra transgredida não causa prejuízo, temos o “jeitinho”
positivo e, direi eu, ético. Por exemplo: estou tranquilo na fila,
chega uma senhora que parece preocupada, precisando pagar
sua conta que vence aquele dia e pede para passar na frente. Não
há o que reclamar dessa forma de “jeitinho”, que permaneceria
universal porque poderia ocorrer na maioria dos países
conhecidos, exceto talvez na Alemanha ou na Suíça, onde um
trem sai às 14:57! E sai mesmo: eu fiz o teste.
A questão sociológica que o “jeitinho” apresenta, porém, é outra.
Ela mostra uma relação ruim com a lei geral, com a norma
desenhada para todos os cidadãos, com o pressuposto que essa
regra universal produz legalidade e cidadania! Eu pago meus
impostos integralmente e por isso posso exigir dos funcionários
públicos do meu país. Tenho o direito — como cidadão — de
tomar conta da Biblioteca Nacional, que também é minha. Agora,
se eu dou um jeito nos meus impostos porque o delegado da
receita federal é meu amigo ou parente e faz a tal “vista grossa”,
aí temos o “jeitinho” virando corrupção.

O texto fala de “uma relação ruim com a lei geral” porque essa lei:
  • A: é criada sem o consenso dos cidadãos;
  • B: é produzida de forma a atender a interesses de classe;
  • C: não possui legalidade ou cidadania;
  • D: não traz implícitos os meios de fiscalização;
  • E: é desconhecida pela grande maioria dos brasileiros

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