Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
Observe o texto a seguir.

Câncer de pulmão e o fumo.

No início dos anos 1930, o câncer de pulmão assume um lugar de cada vez maior importância entre as causas de mortes. Estudos aprofundados mostraram de forma irretocável as relações existentes entre esse tipo de câncer e o hábito de fumar:

1. Se é certo que algumas pessoas, ainda que nunca tenham fumado, podem ser atingidas por esse mal, não é menos verdade que, entre os fumantes inveterados, a proporção de doentes é vinte vezes mais elevadas que nos outros;

2. O câncer de pulmão é verificado de forma mais frequente entre os habitantes das grandes cidades do que nos que habitam a zona rural. O aumento da taxa de mortes se localiza sobretudo entre os fumantes de cigarros, porque sabemos que eles são mais numerosos nas cidades que no campo;

3.Finalmente, as pesquisas referentes ao câncer de pulmão entre os fumantes levaram ao estudo de outras doenças causadoras de mortes. Foi percebido que, entre estas últimas, duas atingiam particularmente os fumantes de cigarros: a bronquite e a trombose coronariana.

Conclusão: De fato, o homem que fuma vinte cigarros por dia, ou mais, vê sua expectativa de vida diminuir cinco anos. Se ele fuma quarenta cigarros ou mais, a diferença pode atingir oito anos.


Sobre esse texto, é correto afirmar que:
  • A: os três parágrafos numerados (1,2 e 3) são apresentados partindo do menos importante para o mais importante;
  • B: o início do parágrafo com o nº 2 traz incialmente um contra-argumento;
  • C: o parágrafo com o nº 3 introduz uma opinião do autor do texto e não proveniente dos estudos citados;
  • D: a conclusão do texto introduz elementos que apelam para a sedução do fumante;
  • E: os argumentos que apoiam a tese do texto são argumentos de autoridade.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.