Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
A articulação das informações em um texto se faz por meio de recursos linguísticos diversos. Faça a leitura do excerto da entrevista abaixo transcrito com a historiadora Mary Del Priore, cujo foco é a gratuidade ou não do ensino, atentando para a conexão textual.

A respeito dos vínculos estabelecidos no texto, evidenciam-se diferentes mecanismos de coesão, pois

I- o fato de a educação não ser totalmente pública e o da presença da iniciativa privada são informações retomadas pelas expressões “dessa impossibilidade” (l.1 e 2) e “opção” (l. 2), respectivamente, caracterizando um misto de coesão referencial e lexical.
II- a contraposição entre características atribuídas ao setor privado (l.5), como “ser eficiente” e “restringir-se a quem pode pagar” é sinalizada pela conjunção coordenativa “mas”, que atua como elemento de coesão sequencial.
III- as falhas quanto às gestões pública e privada, no caso, diretores não serem gestores, mas executores de instruções (l.9), e certas universidades roubarem e enganarem alunos (l.10 e 11) são informações introduzidas por orações adjetivas explicativas, cuja marca de coesão referencial é o “que”.

A explicação CORRETA está expressa na(s) proposição(ões) citada(s) na alternativa:
  • A: I e III.
  • B: II e III.
  • C: I.
  • D: I e II.
  • E: II.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.