Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.


Para definir o que é ou não adequado para o uso da língua, a prescrição da linguagem e a gramática tradicional estabelecem normas que definem a estética ideal para a escrita, taxando como “erro” as demais convenções. Diante disso, a escola age como disseminadora do “falso uso da língua”, como evidenciado no poema, unificando a gramática.

Diante do texto poético apresentado, aponte como o professor de Língua Portuguesa pode trabalhar o ensino de gramática em sala de aula.
  • A: Apresentando uma gramática predominantemente descritiva, preocupada em apontar o “certo” e o “errado”, dicotomicamente extremados, em que falar e escrever bem seja uma questão de falar e escrever corretamente.
  • B: Assumindo a discussão de como aproximar o estudo da língua à existência de uma gramática flexível e descritiva da língua, de forma a evidenciar as competências para a cidadania, assim se concretiza a intenção de professores que querem adotar uma atividad
  • C: Evidenciando a existência de uma gramática flexível, de uma língua uniforme e fixada em um conjunto de regras que devem ser mantidas imutáveis, em decorrência da linguagem escrita, e em conformidade como o processo de adequações linguísticas.
  • D: Apresentando uma gramática predominantemente prescritiva, preocupada em apontar o “certo” e o “errado”, dicotomicamente extremados, em que falar e escrever bem seja uma questão de falar e escrever corretamente.
  • E: Assumindo a discussão de como aproximar o estudo da língua à existência de uma gramática flexível e prescritiva da língua, de forma a evidenciar as competências para a cidadania, assim se concretiza a intenção de professores que querem adotar uma ativida

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.