Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
Na perspectiva de Bechara (2009), a língua possui unidades que são capazes de unir orações em um mesmo enunciado, nomeadas pela gramática prescritiva de conjunções. As conjunções são dispostas em dois tipos: coordenadas e subordinadas.

Nas tiras apresentadas nesta questão, é possível identificarmos dois tipos de conjunções coordenadas, uma com ideia de soma e outra com ideia de oposição, respectivamente. Por conseguinte, no fragmento do texto base da questão anterior, “Pelo menos no Brasil, a soja sempre foi tida como um alimento de sabor desagradável. E é por isso que as bebidas derivadas de soja nunca fizeram muito sucesso por aqui.”, há estrita relação linguística com uma das tirinhas apresentadas nesta questão, expressando a mesma circunstância de:
  • A: TEXTO I - circunstância de soma, tendo em vista que a conjunção coordenada “e” é classificada pela gramática normativa como aditiva, tanto no texto base como na tira.
  • B: TEXTO I - circunstância de soma, uma vez que, devido à pontuação do fragmento do texto base, a conjunção “e” sofre alteração semântica, tendo o mesmo sentido de “e não” na tira.
  • C: TEXTO II - circunstância de oposição, porque a conjunção coordenada “mas” é classificada pela gramática normativa como adversativa, tanto no texto base como na tira.
  • D: TEXTO II - circunstâncias de soma e oposição, visto que as conjunções coordenadas “e” e “mas” são classificadas pela gramática normativa como aditiva e adversativa, tanto no texto base como na tira.
  • E: TEXTO II - circunstância adversativa, porquanto devido à pontuação do fragmento do texto base, a conjunção “e” sofre alteração semântica, tendo o mesmo sentido de “mas também” na tira.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.