Comentário: A alternativa (A) é a correta, pois a oração subordinada adverbial temporal “quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e à comunidade em geral” está intercalada e está corretamente separada por dupla vírgula. Dentro dela, o adjunto adverbial intercalado “de forma voluntária” também está corretamente separado por dupla vírgula. Confirme:
O conjunto de preocupações e ações efetivas, quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e à comunidade em geral, pode ser definido como responsabilidade social.
A alternativa (B) está errada, pois a oração subordinada adjetiva intercalada não pode ser apenas seguida de vírgula. Se ela tiver valor explicativo, deve ser separada por dupla vírgula. Como esta oração tem valor adjetivo restritivo, não deve ser separada por vírgulas. Veja a correção:
As empresas que optam por encampar a prática da responsabilidade social beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.
A alternativa (C) está errada, pois é a oração coordenada explicativa assindética que pode ser precedida do sinal de dois-pontos, e não a coordenada sindética conclusiva. Além disso, o verbo pronominal “relacionar-se” não pode ser separado do seu objeto indireto por vírgula. Veja a correção:
A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias; por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor com a sociedade.
ou
A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias. Por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor com a sociedade.
ou
A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias, por isso as empresas precisam relacionar-se melhor com a sociedade.
A alternativa (D) está errada, pois o advérbio intercalado “assim” pode ser separado por dupla vírgula, e não pode ser seguido de dois-pontos. Além disso, os termos enumerados devem ser separados por vírgula. Por fim, por incrível que pareça, o termo “no meio ambiente” não é adjunto adverbial, mas simplesmente o adjunto adnominal de “impactos”, por isso não deve ser separado por vírgula.
A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo, assim, a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos no meio ambiente.
ou
A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo assim a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos no meio ambiente.
ou
A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo, assim, a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores e a redução de impactos negativos no meio ambiente.
ou
A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo assim a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores e a redução de impactos negativos no meio ambiente.
Observação: Note que o termo “a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos no meio ambiente” é o objeto direto e devemos evitar inserir dois-pontos antes de termo composto sem que haja uma palavra anafórica, como:
A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo, assim, os seguintes princípios: a qualidade de vida, o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos no meio ambiente.
A alternativa (E) está errada, pois não cabe sinal de dois-pontos após uma conjunção integrante. Além disso, diante de termo adversativo e de contraste, deve haver vírgula.
Alguns críticos da responsabilidade social defendem a ideia de que o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos, não a preocupação com a sociedade como um todo.
Gabarito: A