26/07/2023 11:55 - DECIO TERROR FILHO
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois o verbo “conferem” é transitivo direto e indireto, o pronome “se” é apassivador, o termo “às grandes metrópoles” é o objeto indireto e “importante papel no desenvolvimento da economia e da geopolítica mundiais” é o sujeito paciente, cujo núcleo “papel” força o verbo ao singular. Veja a correção:
No mundo moderno, confere-se às grandes metrópoles importante papel no desenvolvimento da economia e da geopolítica mundiais, por estarem no topo da hierarquia urbana.
A alternativa (B) está errada, pois o verbo “classificou” é transitivo direto e o pronome “se” é apassivador. Assim, o termo não preposicionado e plural “as 50 maiores cidades” é sujeito paciente e força o verbo ao plural. Veja a correção:
Conforme o grau de influência e importância internacional, classificaram-se as 50 maiores cidades em três diferentes classes, a maior parte delas na Europa.
A alternativa (C) é a correta, pois o verbo “atribuem” é transitivo direto e indireto, o pronome “se” é apassivador, o termo “às cidades” é o objeto indireto e “a responsabilidade de motor propulsor do desenvolvimento e a condição de lugar privilegiado para os negócios e a cultura” é o sujeito paciente composto e posposto, cujos núcleos “responsabilidade” e “condição” admitem que esse verbo concorde com ambos os núcleos ou apenas com o primeiro. Assim, as duas formas estão corretas:
Há quase duzentos anos, atribuem-se às cidades a responsabilidade de motor propulsor do desenvolvimento e a condição de lugar privilegiado para os negócios e a cultura.
ou
Há quase duzentos anos, atribui-se às cidades a responsabilidade de motor propulsor do desenvolvimento e a condição de lugar privilegiado para os negócios e a cultura.
A alternativa (D) está errada, pois “realiza” é verbo transitivo direto, o pronome “se” é apassivador e o termo não preposicionado “negócios nacionais e internacionais” é sujeito paciente e força o verbo ao plural. Veja a correção:
Em centros com grandes aglomerações populacionais, realizam-se negócios nacionais e internacionais, além de um atendimento bastante diversificado, como jornais, teatros, cinemas, entre outros.
A alternativa (E) está errada, pois “considera” é verbo transitivo direto, o pronome “se” é apassivador e o termo não preposicionado “as cidades globais” é sujeito paciente e força o verbo ao plural. Veja a correção:
Em todos os estudos geopolíticos, consideram-se as cidades globais como verdadeiros polos de influência internacional, devido à presença de sedes de grandes empresas transnacionais e importantes centros de pesquisas.
Gabarito: C