Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1 questões.
As universidades têm incentivado cada vez mais aliar atividades extracurriculares (AE) ao conhecimento teórico produzido na academia de modo a complementar o conteúdo teórico, bem como promover o desenvolvimento econômico e social e o avanço da ciência e da tecnologia (FREITAS JR. 2003). Essas atividades, por vezes, configuram-se como oportunidades informais para o desenvolvimento de competências gerenciais (CG), já que viabilizam o contato real com contextos organizacionais e suas complexidades (LEITE,2009).
Apesar de serem recomendáveis estudos que tratem de competências de membros de grupos de pesquisa (GP), sobretudo as relacionadas ao exercício do papel de liderança e condução de projetos de pesquisa (HIGUITA-LÓPEZ; MOLANO-VELANDIA; RODRÍGUEZ-MERCHÁN, 2011), depara-se com o problema de pesquisa que se quer enfrentar com o presente estudo: a carência de estudos que abordem relações entre AE e desenvolvimento de CG, especialmente no contexto de GP, pois estudos nesse locus de pesquisa são escassos.
Acredita-se que este estudo poderá contribuir tanto para o suprimento da lacuna acadêmica apresentada para nortear investimentos em AE, pois poderá direcionar esforços, estratégias e recurso em busca de resultados mais promissores por parte de GP, universidades e instituições de fomento (ODELIUS et Al.,2011). Assim, este estudo tem por objetivo identificar relações entre atividades extracurriculares (AE) e domínio de competências gerenciais (CG) em grupos de pesquisa (GP) brasileiros. Nas seções que seguem, foram estudadas as seguintes AE: participação em GP, iniciação científica, extensão universitária, estágio, trabalho voluntário, atuação em empresa júnior, projeto de consultoria e atividades profissionais em geral.
(FREITAS, Pablo F. P. de; MONTEZANO, Lana, ODELIUS, Catarina C.A influência de atividades extracurriculares no desenvolvimento de competências gerencias em grupos de pesquisa. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), Rio de Janeiro, v.20, p.1, 2019. Adaptado)
Considerando a estrutura, o conteúdo e a fonte, o texto consiste em
  • A: um resumo de artigo científico na área de Administração.
  • B: um projeto de pesquisa na interface Educação e Administração.
  • C: um artigo científico de ensino e pesquisa escrito por três autores.
  • D: uma introdução de artigo que identifica relações entre AE e CG em GP brasileiros.
  • E: uma resenha sobre um estudo que identifica relações entre AE e CG em GP brasileiros.

Exibindo de 1 até 1 de 1 questões.