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Estudantes de graduação em Ciências Sociais Aplicadas, notadamente em Administração, têm se reunido em tomo de empresas juniores, uma estratégia que lhes permite aliar a teoria aprendida no curso superior com as habilidades provenientes da atuação prática. Nesse contexto, a aprendizagem pode ocorrer por meio de modalidades mais aderentes a uma abordagem individual-cognitivista, como treinamento, leitura de textos e acesso a bancos de dados, ou por meio de modalidades oriundas de uma abordagem de cunho socioprático, como comunidades de prática, mentoria, treinamento on-the-job e interações casuais. O objetivo do presente trabalho é identificar qual abordagem traz uma maior contribuição ao aprendizado dos empresários juniores. Para tanto, foi utilizada uma metodologia quantitativa, com aplicação de 118 questionários a estudantes de 14 Estados do Brasil, seguida de análise fatorial exploratória e regressão multivariada. Os principais resultados indicam que as modalidades oriundas da abordagem socioprática possibilitam um maior aprendizado, com destaque para a mentoria, que pode ser de professores ou de colegas mais experientes, como a modalidade mais eficaz.
(DOS-SANTOS, M. G.; PEREIRA, F. A.; SOUZA-SILVA, J. C.; RIVERA-CASTRO, M. A. Aprendizagem socioprática e individual-cognitiva na empresa júnior brasileira. RAEPAdministração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 15, p. 309, abr.-jun. 2015. Excerto adaptado.)
Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta uma análise incorreta da linguagem e dos elementos do texto.
  • A: Existe ocorrência de estrangeirismo no texto.
  • B: A linguagem utilizada no texto é formal, o que é condizente com o tipo de texto (acadêmico).
  • C: O uso do tempo presente na última sentença do texto sinaliza uma possível generalização dos resultados.
  • D: O uso da voz passiva em "foi utilizada" (penúltima sentença) permitiu omitir o agente da ação, que provavelmente são os próprios autores do texto.
  • E: Tanto "Nesse contexto" (segunda sentença) quanto "Para tanto" (penúltima sentença) são dispensáveis no texto e sua omissão não acarreta alteração de sentido.

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