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Foram encontradas 13 questões.
Observe o texto a seguir.

Os nutricionistas acham que a alimentação humana precisa de uma modificação radical. Primeiro, porque é sumamente importante incentivar o consumo de legumes e frutas, que está em baixa. Se só fosse isso, o controle nutricional no ambiente familiar seria suficiente, mas ocorre também o alto consumo de alimentos industrializados, motivado pela pressa e pela falta das já antigas empregadas domésticas. E o consumo de carne, como fica? Ela também é necessária ou não? A alimentação é uma
questão de educação, centralizada no equilíbrio.

Esse é um texto argumentativo. Sobre a sua estruturação, a afirmação correta é:
  • A: os argumentos apresentados na defesa da tese adversária são parcialmente admitidos pelo argumentador, que deseja refutá-los;
  • B: os exemplos podem funcionar como argumentos, como acontece neste texto;
  • C: o texto começa pela exposição da tese contrária, que o autor deseja combater;
  • D: as perguntas inseridas no meio do texto funcionam como propostas de reflexão para o próprio autor;
  • E: as perguntas inseridas no meio do texto funcionam como propostas de reflexão para o próprio autor;

Muitos que escrevem exploram a riqueza da polissemia, ou seja, a possibilidade de um vocábulo mostrar mais de um significado.

A frase abaixo em que a polissemia NÃO está presente é:
  • A: Os espelhos fariam muito bem em refletir um pouco antes de reenviar as imagens;
  • B: Dentro das cápsulas de viagens interplanetárias, o espaço é cada vez maior;
  • C: Nos exames finais, o mestre teve uma prova do pouco estudo do aluno;
  • D: Muitas das aldeias portuguesas estão quase desabitadas;
  • E: O ator declarava que a sua vida tinha sido um teatro.

O objetivo do discurso argumentativo, como sabemos, é o de defender ou atacar um ponto de vista qualquer. A escolha de uma estratégia argumentativa é determinada em função da situação comunicativa global.
Observe, por exemplo, o texto a seguir.

É uma questão grave para os pais o estabelecimento de um limite de liberdade na educação dos filhos. Se os mais liberais dizem que a liberdade total é bastante educativa, os menos radicais defendem que o controle os prepara melhor para a vida futura. Se argumentamos que é triste o grande número de menores desajustados, a resposta é a de que eles são problemas menos graves do que os perfeitamente ajustados, mas infelizes.
Nesse caso, a estratégia argumentativa utilizada é:
  • A: a concessão, ou seja, aceitar um aspecto da tese contrária, seja para mostrar adesão parcial, seja para antecipar uma eventual objeção;
  • B: a refutação, que consiste em examinar cada um dos argumentos de uma tese, contestando o principal deles;
  • C: a adesão, que consiste em aderir completamente a uma tese apresentada;
  • D: a confrontação, que compara dois argumentos, mostrando pontos de divergência ou convergência;
  • E: o exame crítico, que revê os principais argumentos que defendem uma tese, mostrando seus pontos fortes e fracos.

O filósofo Pascal escreveu certa vez: “O tempo cura as dores e as queixas, porque nós nos modificamos, não somos sempre a mesma pessoa. Nem o ofensor, nem o ofendido, são os mesmos. É como um povo que foi maltratado e que é reencontrado após duas gerações. São ainda os franceses, mas não os mesmos”.

Para defender uma tese, o autor apela para diferentes tipos de raciocínio. O processo utilizado nesse pequeno texto é o de raciocínio:
  • A: dedutivo, que parte de uma ideia geral, de um princípio, para daí tirar uma consequência particular;
  • B: indutivo, que parte de vários fatos particulares, para daí tirar um princípio geral;
  • C: por oposição, em que se colocam duas situações contrárias;
  • D: pelo absurdo, em que se supõe uma ideia contrária à tese defendida para mostrar que essa última acaba por uma conclusão falsa ou absurdo;
  • E: por analogia, em que se utiliza uma comparação para a defesa da tese.

Abaixo aparecem pequenos textos publicitários; a opção em que o texto vem acompanhado de uma característica adequadamente identificada é:
  • A: Roupas Fax: um monstro de elegância / a formação de um superlativo por meio da significação de um substantivo;
  • B: Conhaque Barcelona: macio sabor / a indicação de uma qualidade estranha, que desperta curiosidade no consumidor;
  • C: Vinho Málaga: um vinho de anos que não tem hora / o emprego de uma expressão popular em uma frase com tom erudito;
  • D: Fanta, fantástico refrigerante / utilização de uma estratégia poética, que é a rima;
  • E: Rexona não te abandona / transposição de uma frase que estabelece discordância entre a expressão e o conteúdo.

Um dos problemas muito comuns na estruturação de um texto é a presença de ambiguidade sintática, ou seja, a possibilidade de mais de um entendimento para uma só frase.

A frase abaixo que está livre de qualquer ambiguidade é:
  • A: Foram à loja e escolheram um carro rápido;
  • B: O pai disse ao menino que podia decidir o que quisesse;
  • C: Não os aceitaram no clube pelos preconceitos;
  • D: Os meninos escolheram brinquedos que eram muito divertidos;
  • E: O síndico encontrou-se com o porteiro para diminuir a sua preocupação.

Uma das qualidades estruturais das frases que escrevemos é o respeito pelo paralelismo sintático.

A frase abaixo que emprega corretamente essa estratégia é:
  • A: Ela não só trabalha na fábrica como também é enfermeira;
  • B: Trata-se de uma lei que é dura e que pode dar jeito no setor;
  • C: Os deputados negaram estarem as comissões atrasadas em seus trabalhos e que eles tudo têm feito para um melhor desempenho;
  • D: Não se trata mais de verificar a seriedade das pesquisas ou que os jornais as tenham feito de forma apressada;
  • E: Foi solicitado o cancelamento de um jornalista e empresário conhecido, que tem dois dias para apresentar sua defesa.

Eis um exemplo de texto informativo:
Um adolescente de 16 anos sofreu um acidente na Avenida Central, em Cidade Bonita, tentou fugir da Polícia Militar que chegava para atender a ocorrência e bateu novamente em uma carreta, a cerca de 2 km do local onde ele se acidentou pela primeira vez, nessa quinta-feira (18). A vítima foi encaminhada ao hospital em estado grave.
A Polícia Militar informou que foi acionada para socorrer o motociclista que havia batido em uma carreta. Ao se aproximarem, depois de acionados para o socorro, os policiais encontraram o adolescente caído atrás da carreta e a moto dele estacionada no canteiro.


Abaixo estão algumas recomendações para a redação de textos informativos; a recomendação que foi desobedecida na formulação do texto acima é:
  • A: não se devem usar palavras familiares, nem vagas, nem muito menos indecorosas;
  • B: não se devem utilizar palavras eruditas, rebuscadas, pois sua finalidade primeira é que sejam compreensíveis; (C)
  • C: deve-se ter muita clareza; nada de metáforas poéticas, ditados populares, nem qualquer outro elemento que possa produzir duplas interpretações;
  • D: deve-se ter por objeto um fato real, daí que a fidelidade à realidade seja uma obrigação, não se criando fatos de ficção e ancorando os dados fornecidos;
  • E: deve-se evitar repetir algo que já tenha sido previamente explicado e pretende-se que a informação seja dada da forma mais clara possível.

“A imagem era de uma pessoa que não podia inspirar outro sentimento que não o do respeito, porque seu aspecto mostrava uma face larga com um grande nariz e pequenos olhos abaixo de grossas sobrancelhas. Uns lábios finos se desenhavam sob um bigode tímido, tudo isso com uma pele morena bastante fresca com traços de ótima saúde. A cabeça era suportada por um corpo bastante avantajado...”
Esse pequeno fragmento é exemplo de um texto descritivo. A afirmação correta sobre ele é:
  • A: a descrição se limita a características físicas de uma pessoa, particularmente de sua cabeça;
  • B: a tendência global dos traços descritivos apresentados é caracterizar uma pessoa por sua firmeza e elegância;
  • C: a estratégia descritiva empregada é a de dar uma ideia do todo, mostrando a seguir detalhes desse todo;
  • D: o observador encarregado da descrição faz questão de ser bastante objetivo, sem interferências de caráter subjetivo;
  • E: as características apresentadas, relativas ao aspecto geral da pessoa descrita, não confirmam a imagem de respeito referida no início do texto.

Observe o seguinte texto, retirado de um livro de Sociologia: “Os escravos tinham o direito legal de casar-se, mas os que desejavam fazê-lo enfrentavam alguns obstáculos, entre outros motivos porque os escravos superavam enormemente o número de escravas.”

Nesse texto, aparece um emprego especial do verbo fazer, que só NÃO se repete na seguinte frase:
  • A: Algumas pessoas construíram casas à beira da via férrea e nunca se declararam arrependidas de o terem feito;
  • B: Ela caminhava todos os dias por duas horas todas as manhãs; eu também já fiz isso;
  • C: Ler romances de Machado de Assis é uma tarefa agradável; não fazê-lo é perda de oportunidade de progresso;
  • D: Todos os estudantes cumpriram as suas tarefas; João foi o único a não fazer a redação;
  • E: Plantar árvores frutíferas é útil e agradável; o agricultor que faz isso pode ganhar muito dinheiro.

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