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No trecho “No entanto, mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus.”, a oração “mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual”, expressa uma ideia de
  • A: causa.
  • B: finalidade.
  • C: concessão.
  • D: conformidade.
  • E: condição.

No trecho “Existia toda uma vida cultural que se desenvolvia em torno da vida portuária carioca”, a partícula “se” classifica-se como
  • A: conjunção.
  • B: índice de indeterminação do sujeito.
  • C: partícula apassivadora.
  • D: parte integrante do verbo.
  • E: elemento expletivo.



Conforme o texto 1A2-I, a música de Pixinguinha
  • A: sofreu influência da música europeia.
  • B: foi regravada por Louis Armstrong.
  • C: foi considerada racista pela crítica.
  • D: deu origem ao choro e ao maxixe.
  • E: é um tipo de música regional.



No trecho “mesmo que seu impacto no exterior tenha se dado de maneira espaçada e pontual, a Semana de Arte Moderna de 1922 ficou conhecida como símbolo de nossa inserção na modernidade-mundo vigente, em detrimento do impacto imediato causado pela arte revolucionária de Pixinguinha e sua trupe musical entre os círculos culturais europeus”, do texto 1A2-I, a expressão em detrimento de tem o mesmo sentido que
  • A: em prejuízo de.
  • B: à medida que.
  • C: em substituição de.
  • D: ao invés de.
  • E: em decorrência de.



O texto 1A2-I é um exemplo do gênero textual denominado artigo de opinião. A partir dessa informação e das características do texto 1A2-I, é correto afirmar que ele é predominantemente
  • A: narrativo-expositivo.
  • B: descritivo-narrativo.
  • C: expositivo-descritivo.
  • D: dissertativo-argumentativo.
  • E: injuntivo-argumentativo.



Sem prejuízo do sentido original do texto 1A2-I, a palavra amálgama (primeiro período do segundo parágrafo) poderia ser substituída por
  • A: afastamento.
  • B: combinação.
  • C: dissociação.
  • D: cooperação.
  • E: segmentação.



Conforme o texto 1A2-I,
  • A: Arnaldo Guinle foi um dos críticos detratores do grupo musical de Pixinguinha.
  • B: a população pobre e marginalizada do Rio de Janeiro não tinha nenhuma forma de acesso às novidades do mundo externo no início do século XX.
  • C: a fama da Semana de Arte Moderna de 1922 como marco da entrada do Brasil no dito ‘mundo moderno’ é proporcional ao impacto que causou.
  • D: as características que compõem o samba de Pixinguinha excluem influências europeias.
  • E: a difusão musical se tornava mais vasta à época devido também a tecnologias apropriadas.



Em cada uma das opções a seguir é apresentada uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do texto 1A1-II: “A má compreensão da abrangência da ciência leva a outras questões, como o argumento de que o conhecimento científico deixa a beleza do universo diminuída, fria, distante, pois a fragmenta e a torna asséptica.”. Assinale a opção que apresenta uma proposta de reescrita gramaticalmente correta e que mantém o sentido original do texto.
  • A: O argumento de que o conhecimento científico deixa a beleza do universo diminuída, fria, distante, pois a fragmenta e torna asséptica, é uma das questões advindas da má compreensão da abrangência da ciência.
  • B: A abrangência da ciência leva à má compreensão de outras questões, como a discussão a respeito de que o conhecimento científico deixa a beleza do universo diminuída, fria, distante, pois fragmenta e a torna asséptica.
  • C: Por fragmentar e tornar asséptica a beleza do universo, diminuída, fria e distante, o conhecimento científico é o argumento que engloba outras questões trazidas pela má compreensão da abrangência da ciência.
  • D: O conhecimento científico deixa a beleza do universo diminuída, fria, distante, fragmentando-a e tornando-a asséptica por ser uma das questões trazidas pela má compreensão da abrangência da ciência.
  • E: A compreensão ruim da ciência leva a questões outras como o argumento de que a beleza do universo fica diminuída, fria e distante, fragmentada e asséptica com o conhecimento científico.



No trecho “A maioria das pessoas subestima o alcance e as possibilidades que uma visão científico-racional de mundo possui. Um olhar cético para o mundo pode permitir a redução dos preconceitos, mais tolerância a visões políticas e ideológicas divergentes, maior diálogo e consideração constante de que sua compreensão pode ser equivocada ou incompleta.”, do texto 1A1-II, o pronome “sua” refere-se a
  • A: “A maioria das pessoas”.
  • B: “o alcance e as possibilidades que uma visão científico-racional de mundo”.
  • C: “o mundo”.
  • D: “preconceitos”.
  • E: “visões políticas e ideológicas divergentes”.



Conforme o texto 1A1-II, o conhecimento científico
  • A: é incompatível com temas do cotidiano.
  • B: é habitualmente associado a um contexto específico.
  • C: torna a vida inexpressiva e feia.
  • D: centra-se em combater preconceitos e intolerância.
  • E: oferece a melhor visão possível do mundo à disposição na atualidade.

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