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Assinale a opção em que a forma verbal está flexionada em um tempo diferente das demais.
  • A: “...porque era uma fervorosa admiradora da atividade em si...” (L. 13 e 14).
  • B: “...ela precisava de uma geladeira nova.” (L. 21 e 22).
  • C: “Ou se inscrevia na universidade ou...” (L. 28 e 29).
  • D: “...uma boa geladeira conserva qualquer champanhe.” (L. 57 e 58).

Recurso semântico empregado geralmente em textos literários é aquele pelo qual se opõem, numa mesma frase, duas palavras ou dois pensamentos de sentido contrário.

Das opções a seguir, assinale a que contém um exemplo expresso desse recurso.
  • A: “Nesse caso, qual era a voz do anjinho, qual a do diabinho?” (L. 38 e 39)
  • B: “E aí outra vozinha intervinha: ‘Deixe de bobagens, querida’” (L. 34 e 35).
  • C: “A favor de ambas as coisas, o curso e a geladeira, havia argumentos.” (L. 10 e 11)
  • D: “Ou se inscrevia na universidade ou pagava a prestação na loja: tinha de escolher.” (L. 28 e 29)

“O que fazer com aquilo, agora?” (L. 52 e 53)

A palavra sublinhada na frase acima se refere:
  • A: à geladeira.
  • B: ao homem da entrega.
  • C: ao champanhe.
  • D: ao dinheiro da inscrição

Analise as separações silábicas das palavras a seguir.

1. DIG-NI-DA-DE
2. CO-NHE-CI-MEN-TO
3. IN-GRE-SSA-RIA

A separação silábica está correta em:
  • A: 1, apenas.
  • B: 1 e 2, apenas.
  • C: 1 e 3, apenas.
  • D: 2 e 3, apenas.

Quanto à classe gramatical, assinale a opção que indica a correspondência correta dos termos sublinhados.
  • A: “...que o homem do conserto aconselhara-a a esquecer.” (L. 22 e 23) – Artigo.
  • B: “...jogando fora comida que estragara...” (L. 25 e 26) – Conjunção.
  • C: “Era questão de esperar.” (L. 56 e 57) – Adjetivo.
  • D: “Geladeira é comida, e comida é o que importa...”(L. 36) – Pronome demonstrativo.

“Curso de administração ou geladeira? A favor de ambas as coisas, o curso e a geladeira, havia argumentos.” (L. 9-11)

Assinale a opção que indique a justificativa adequada para o uso das vírgulas no período acima.
  • A: Separa oração adverbial.
  • B: Separa um aposto.
  • C: Separa termos de mesma função sintática.
  • D: Separa oração coordenada.

A antiga estava estragada, e tão estragada que o homem do conserto aconselhara-a a esquecer...” (L. 22 e 23).

O vocábulo “tão”, associado ao conectivo “que” estabelece entre as orações uma relação de:
  • A: concessão.
  • B: consequência.
  • C: explicação.
  • D: condição.

Assinale a opção que apresenta uma palavra do texto que é acentuada graficamente por motivo diferente das demais.

 
  • A: “insuportável” (L. 40)
  • B: “mistério” (L. 39)
  • C: “própria” (L. 31)
  • D: “urgência” (L. 25)

“Foi até lá, abriu a geladeira e, claro, era a carne que simplesmente tinha apodrecido. Foi a gota d’água.” (L. 41 e 42)

Esse excerto possui:
  • A: um erro gramatical
  • B: um termo pejorativo
  • C: uma linguagem coloquial
  • D: um conectivo indevido



Do título do texto “O Futuro na geladeira” infere-se duas leituras: o futuro está, intrinsecamente, ligado à geladeira, depende dela ou o futuro está congelado. A essa estratégia dá-se o nome de:
  • A: paródia.
  • B: paráfrase.
  • C: redundância.
  • D: ambiguidade.

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