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No segundo quadrinho, em “Temos que bolar”, a palavra “que” funciona como um(a)
  • A: conjunção.
  • B: substantivo.
  • C: interjeição.
  • D: preposição.
  • E: advérbio.

No primeiro quadrinho, emprega-se o verbo “ter” com o sentido de
  • A: haver, o que é um traço do discurso formal.
  • B: possuir, o que é um modo informal de se falar.
  • C: portar, o que é um resquício de usos antigos.
  • D: deter, o que é uma variação da linguagem jornalística.
  • E: existir, o que é uma marca do registro coloquial.

Embora não se conheça a palavra “Tuta”, pode-se compreender que é o nome
  • A: da personagem que fala.
  • B: da outra personagem da tirinha.
  • C: de um país.
  • D: de uma doença.
  • E: da ideia simples de mandar amor.

Do ponto de vista da temática, da forma e da linguagem, o texto é
  • A: literário, porque nele aparecem elementos do fantástico encadeados com verossimilhança.
  • B: injuntivo, por ser uma série de instruções claras de como se realizar determinada tarefa.
  • C: jornalístico, mas sem um caráter essencialmente opinativo.
  • D: ficcional, tratando de realidades que não correspondem à do provável leitor.
  • E: dissertativo, já que contém traços de tentativa de convencimento explícitos.

No trecho “Esses não precisaram nem se cadastrar no
aplicativo disponibilizado pelo governo e o dinheiro tem sido
depositado automaticamente” (linhas de 24 a 26), o pronome
“Esses” é
  • A: anafórico, corretamente empregado.
  • B: anafórico, incorretamente empregado.
  • C: catafórico, corretamente empregado.
  • D: catafórico, incorretamente empregado.
  • E: exofórico, por se referir a elemento externo ao texto.

Com relação ao emprego de “tem” e “têm” no trecho “cerca
de 25 milhões de brasileiros não têm registro em nenhuma
base de dados do governo ou não tem formalização da
atividade” (linhas de 21 a 23), assinale a alternativa correta.
  • A: A forma acentuada deveria perder o acento, o qual, no entanto, deveria ser empregado na segunda ocorrência.
  • B: A ocorrência da forma acentuada está correta, mas o uso desse acento, por ser diferencial, é facultativo.
  • C: A forma acentuada deveria perder o acento, para maior correção gramatical, embora também seja aceitável.
  • D: A ocorrência da forma acentuada está correta, mas a forma não acentuada deveria ter recebido o acento circunflexo.
  • E: O emprego do circunflexo nas formas do verbo “ter” não segue uma regra determinada, o que se revela no trecho em análise.

O trecho “Mas, além dessa operação ser complexa por
natureza, o Brasil enfrenta um agravante” (linha 9), como
aparece na publicação original, contém um desvio em relação
à norma-padrão. Sendo assim, a substituição a ser feita, para
tornar a passagem totalmente adequada à norma-padrão, é
  • A: retirar a vírgula após a palavra “Mas”.
  • B: substituir a palavra “dessa” pela expressão de essa.
  • C: flexionar “complexa” no masculino singular.
  • D: reescrever “natureza” com a letra “s” no lugar de “z”.
  • E: flexionar no pretérito perfeito a forma “enfrenta”.

No trecho “Ao redor do mundo, cerca de oitenta países
também têm desenhado políticas públicas de assistência
social em meio à emergência de saúde pública” (linhas 6 e 7),
a forma verbal “têm” concorda com
  • A: “mundo”.
  • B: “cerca”.
  • C: “países”.
  • D: “políticas”.
  • E: “assistência”.

A expressão “leva a cabo” (linha 1) poderia ser substituída, sem prejuízo para os sentidos originais, por
  • A: conclui.
  • B: destrói.
  • C: desaparece.
  • D: mata.
  • E: inicia.

No título do texto, os dois-pontos poderiam ser substituídos,
sem prejuízo para a correção gramatical ou para os sentidos
originais,
  • A: pela preposição “de”, o que levaria a se alterar a forma verbal “conhece” para a forma de infinitivo.
  • B: pela conjunção “se”, reforçando a dúvida na afirmação presente no título.
  • C: pelo advérbio “também”, que estaria responsável por ligar o verbo ao complemento.
  • D: pela vírgula, separando, adequadamente, verbo e complemento.
  • E: pela conjunção “que”, sem que sejam necessárias quaisquer alterações.

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