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Foram encontradas 19 questões.
Para responder à questão, considere o excerto transcrito abaixo.



São vocábulos acentuados pela mesma razão:
  • A: mantêm, audiência, quê.
  • B: países, saúde.
  • C: à, é, só.
  • D: estáveis, público.

Para responder à questão, considere o excerto transcrito abaixo.



No contexto em que surge, o elemento linguístico [2] estabelece com a oração anterior uma relação de
  • A: explicação, podendo ser substituído, sem alteração de sentido, por “porque”.
  • B: conclusão, podendo ser substituído, sem alteração de sentido, por “portanto”.
  • C: consequência, podendo ser substituído, sem alteração de sentido, por “consequentemente”.
  • D: concessão, podendo ser substituído, sem alteração de sentido, por “embora”.

Para responder à questão, considere o excerto transcrito abaixo.



O elemento linguístico [1] funciona como
  • A: conjunção responsável por introduzir um complemento nominal.
  • B: conjunção responsável por introduzir um complemento verbal.
  • C: pronome responsável por antecipar uma informação.
  • D: pronome responsável por retomar uma informação.

Para responder à questão, considere o excerto transcrito abaixo.



As aspas são utilizadas, no trecho, para
  • A: isolar um discurso direto.
  • B: marcar uma ironia.
  • C: sinalizar uma variedade linguística não padrão.
  • D: evidenciar um discurso indireto.

Para responder à questão, considere o excerto transcrito abaixo.

Sobre o uso da pontuação, afirma-se corretamente:
  • A: os dois-pontos são empregados para introduzir uma enumeração de itens.
  • B: o ponto e vírgula poderia ser substituído por ponto.
  • C: os parênteses poderiam ser substituídos por aspas.
  • D: a primeira vírgula é empregada para marcar a antecipação de uma expressão.

A questão desta prova é baseada no texto a seguir.



A linguagem empregada no texto é
  • A: exclusivamente denotativa e não condiz com o gênero discursivo em questão.
  • B: predominantemente denotativa e está adequada ao gênero discursivo em questão.
  • C: predominantemente conotativa e está adequada ao gênero discursivo em questão.
  • D: exclusivamente conotativa e não condiz com o gênero discursivo em questão.

A questão desta prova é baseada no texto a seguir.



O texto compõe-se dominantemente por
  • A: narração.
  • B: descrição.
  • C: argumentação.
  • D: explicação.

A questão desta prova é baseada no texto a seguir.



Com base na leitura do texto, infere-se que
  • A: a criminalização do abordo pode provocar o aumento do número de casos de gravidez indesejada.
  • B: a descriminalização do aborto pode provocar o aumento do número de casos de gravidez indesejada.
  • C: a criminalização do aborto pode provocar a diminuição dessa prática.
  • D: a descriminalização do aborto pode provocar a diminuição dessa prática.

A questão desta prova é baseada no texto a seguir.



O título do texto
  • A: contradiz informação presente no 4º parágrafo.
  • B: apresenta duplo sentido não intencional, desfeito a partir da mobilização de conhecimentos linguísticos.
  • C: contém duplo sentido intencional, percebido a partir da mobilização de conhecimentos de mundo.
  • D: corrobora informação presente no 7º parágrafo.

A questão desta prova é baseada no texto a seguir.

Prioritariamente, o texto objetiva
  • A: caracterizar a atual situação do Brasil no que diz respeito à descriminalização do aborto.
  • B: criticar os países que descriminalizaram o aborto sem promover debates com os setores da sociedade interessados no tema.
  • C: opinar sobre as vantagens da descriminalização do aborto e da adoção de políticas públicas de orientação sobre o tema.
  • D: relatar a experiência de países que descriminalizaram o aborto por meio da via judicial.

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